Decorreu, nos Paços do Concelho, uma ação de formação dirigida a Presidentes de Juntas e de Uniões de Freguesia do concelho, com o objetivo de auxiliar no desempenho de funções em matéria de proteção civil e de sistematizar atividades que poderão ser desempenhadas a nível local, em prol da proteção e segurança de pessoas e bens.
A realização desta formação, que já é prática recorrente, tornou-se ainda mais premente pois, com o início deste novo mandato, há um grande número de novos executivos de Juntas e Uniões de Freguesia que tomaram posse e que assumem funções.
Esta sessão contou com a presença do Assessor da Presidência, Ricardo Alves, do Coordenador Municipal da Proteção Civil, Pedro Dias, do Comandante Sub-regional do AVE da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) , Rui Costa, do Coordenador Municipal da Proteção Civil da Fafe, Gilberto Gonçalves e do presidente da União de Freguesias de Moreira de Rei e Várzea Cova, Júlio Alves.
Além da apresentação do SMPC, foram abordados outros temas, designadamente, avisos meteorológicos e alertas de proteção civil, ferramentas de apoio à decisão, a importância do Patamar Local na Organização da Proteção Civil, as Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC), o Programa Aldeias Seguras Pessoas Seguras.
Foi também partilhado o exemplo prático de uma ULPC (UF de Moreira de Rei e Várzea Cova).
Importa realçar que nesta sessão foram explanadas as “Competências de Proteção Civil dos Autarcas das Freguesias”, intervenção que esteve a cargo do Comandante Sub-regional do AVE da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Rui Costa.
Nesta reunião houve ainda oportunidade para falar acerca do novo caderno técnico lançado recentemente pela ANEPC dirigido aos autarcas das freguesias e de outros temas, como a Estratégia Proteção Civil Preventiva 2030 e a interligação entre os vários agentes locais de Proteção Civil.