Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Noite Gerações promete atrair multidão à Póvoa de Lanhoso
publicado a 16 de julho de 2019

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Associação Canções e Gerações apresentaram a 11ª Noite Gerações, na manhã desta terça-feira, dia 16 de julho.

Esta apresentação contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, de um representante da organização da Noite Gerações, Alexandre Peixoto, e ainda dos artistas David Carreira, Karetus (Carlos e André) e Insert Coin (João Paulo Sousa), que são os convidados para animar esta edição.

A 11ª Noite Gerações está marcada para o próximo dia 30 de agosto, na Praça dos Sonhos, em Porto D’Ave (Taíde), no âmbito da Romaria de Nossa Senhora do Porto D’Ave. Pelas edições anteriores, estima-se que estejam presentes mais de 15 mil pessoas.

“Este é um evento que já ultrapassa as fronteiras da freguesia, do concelho e da região e que tem tudo para se tornar numa referência nacional. É com muito orgulho que vemos o trabalho desta equipa que organiza a Noite Gerações e a Câmara Municipal só podia associar-se e apoiar cada vez mais este evento, que é importante para dar a conhecer a Póvoa de Lanhoso e para trazer mais pessoas ao nosso concelho”, referiu, no final, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. “Estamos sempre disponíveis, na medida das nossas possibilidades, para apoiar o associativismo local e é muito gratificante assistir ao trabalho empenhado e ao dinamismo deste grupo, que, tal como nós, quer o melhor para o seu concelho e para a sua freguesia”, destacou ainda, Avelino Silva.

A Vereadora Gabriela Fonseca e o Vereador João Barroso também assistiram a esta apresentação, que decorreu no exterior dos Paços do Concelho. Presentes estiveram ainda representantes de diversas entidades, populares e crianças do programa Férias Ativas.

Em representação da organização, Alexandre Peixoto, referiu-se à evolução que este evento tem registado. “Há um trajeto ascendente, porque esta equipa de amigos criou um evento de amigos para amigos e continua a trabalhar para que o evento possa ser feito dessa forma. A Noite Gerações tem marcado a diferença pelo ambiente, pela magia, pela forma como acolhe quem nos visita e, se há dez anos atrás, na primeira edição, ocupávamos um cantinho da Praça com algumas dezenas de amigos, este ano continuamos a ocupar não só um cantinho, mas uma Praça inteira e a sua envolvente. Agora, em vez de serem algumas dezenas de pessoas, são algumas dezenas de milhar, o que para nós é ótimo, mas não deixamos de ser amigos e de ter o mesmo espírito e a mesma vontade”. Este responsável agradeceu ainda a contribuição de todos para que a Noite Gerações seja aquilo que é hoje, para além do público: o grupo de amigos, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia, a Confraria de Nossa Senhora de Porto D’Ave. “Sem o esforço de toda esta gente e de todas estas entidades a Noite Gerações não seria aquilo que é hoje e o nosso trabalho não seria tão gratificante como é”, salientou.

David Carreira, Karetus e Insert Coin são os nomes mais sonantes da Noite Gerações.

“De certeza que vai ser uma festa brutal. Eu gosto de ter uma relação muito direta com o público em cima do palco, de interagir com as pessoas que estão em frente ao palco e normalmente nesta zona do país, no Norte, o público é dos melhores públicos, porque é um público quente e que gosta de entrar no concerto e que gosta de participar no concerto. Vai ser para mim uma ótima experiência poder cantar aqui na Póvoa de Lanhoso”, referiu David Carreira, no decorrer da apresentação.

Os Insert Coin já estiveram na 10ª edição da Noite Gerações. “Quando vens a um sítio e não só tu queres voltar no próximo ano como querem que tu voltes no próximo ano é porque isso é alguma coisa de especial. Se há coisa especial na noite Gerações é a maneira como te recebem e, este ano, não poderia pedir melhor”, referiu João Paulo Sousa.

Carlos e André dos Karetus destacaram a abrangência dos seus espetáculos. “Esperamos ter aqui, nesta Noite, várias gerações, porque é isso que marca muito o nosso show, ter aqui várias pessoas de diferentes idades, que no final gostam do nosso show e isso é uma coisa que nos agrada muito …Vamos estar aqui em grande”.

Em termos de novidades, a edição de 2019 da Noite Gerações vai apresentar um palco – designado 48-30, numa alusão ao Código Postal da Póvoa de Lanhoso - dedicado aos talentos locais e que vai contar com jovens artistas Povoenses, alguns a começar na área do Hip Hop e outro já com 20 anos de carreira.

Outras das novidades é um palco dedicado à música dos anos 80. Rui e Cirilo – os pais, os mentores e os líderes espirituais da Noite Gerações, nas palavras de Alexandre Peixoto - vão ter um palco inteiramente dedicado a eles, em que vão convidar amigos.