Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso assinala o Dia Internacional da Cidade Educadora
publicado a 29 de novembro de 2019

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assinala, na próxima segunda-feira, o Dia Internacional da Cidade Educadora, através da ação “Escutar a Cidade para a Transformar”.

Esta iniciativa está marcada para as 9h30, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso. Após a Abertura, o programa prevê o Hino das Cidades Educadoras e a Leitura da declaração das Cidades Educadoras. Segue-se, sob o lema “Todos juntos construímos uma Cidade Educadora”, a apresentação de projetos por parte das seguintes entidades: Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso; Associação Em Diálogo; Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio; Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e Centros de Convívio; Universidade Sénior e EPAVE . O encerramento engloba a apresentação do vídeo “Póvoa de Lanhoso, Cidade Educadora”.

A Autarquia da Póvoa de Lanhoso aderiu ao programa Cidades Educadoras em 2016.

Uma Cidade Educadora é aquela que, para além de suas funções tradicionais, reconhece, promove e exerce um papel educador na vida dos sujeitos, assumindo como desafio permanente a formação integral dos seus e das suas habitantes. Na Cidade Educadora, as diferentes políticas, espaços, tempos e atores são compreendidos como agentes pedagógicos, capazes de apoiar o desenvolvimento de todo potencial humano.

Hoje, mais do que nunca, as cidades, grandes ou pequenas, dispõem de inúmeras possibilidades educadoras, mas podem ser igualmente sujeitas a forças e inércias deseducadoras. De uma maneira ou de outra, a cidade oferece importantes elementos para uma formação integral: é um sistema complexo e ao mesmo tempo um agente educativo permanente, plural e poliédrico, capaz de contrariar os fatores deseducativos.

As entidades e organizações da Sociedade Civil são indispensáveis na construção da Cidade Educadora, pelo que é imprescindível o envolvimento de todos e de todas para que se verifique também, para além da prática, uma maior apropriação, compromisso e sustentabilidade.