Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso defende criação da Via do Ave
publicado a 21 de abril de 2021

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, defendeu a criação da Via do Ave e a inclusão desta pretensão nos próximos instrumentos de apoio.

O autarca Povoense participava na reunião que decorreu ontem, 20 de abril, na Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães, no âmbito de um encontro de trabalho entre o Presidente da CCDR-N, António Cunha, e os Presidentes dos Municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal do Ave. “Esta foi mais uma oportunidade para defender um projeto estruturante para esta região. É fundamental uma ligação rodoviária, que nos aproxime da autoestrada. Por isso, ligar Guimarães, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho é fundamental para o desenvolvimento económico desta região”, considerou Avelino Silva.

Fizeram parte da agenda de trabalho desta reunião a partilha de informação relativamente ao processo de concretização do Acordo de Parceria Portugal 2030, em especial do Programa Regional Norte 2030, e do Plano de Recuperação e Resiliência, bem como os respetivos modelos de governação. Pretendeu-se, a este nível, debater o envolvimento expectável das Comunidades Intermunicipais neste processo, assim como, auscultar os Presidentes das Câmaras Municipais a respeito de tipologias de investimento considerados prioritários no horizonte 2027.

De resto, no que respeita a tipologias de investimento prioritários, todos os autarcas do Ave defenderam, nesta reunião, a concretização da Via do Ave, permitindo a ligação entre Guimarães e Vieira do Minho, através da Póvoa de Lanhoso, como um projeto estruturante para a promoção da coesão territorial desta NUT.