Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Espetáculo “Sentir Póvoa” celebrou identidade Povoense
publicado a 16 de agosto de 2022

Deverão ter ficado “de coração cheio” os Povoenses que assistiram, na noite de 11 de agosto, ao espetáculo “Sentir Póvoa”, uma novidade da animação de Verão “Póvoa em Festa”, que decorre até final deste mês, na Póvoa de Lanhoso.

Símbolos e referências do passado subiram ao palco do Anfiteatro do Pontido, num momento de celebração coletiva, ao qual os Povoenses acorreram em grande número. A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso esteve representada pela Vice-Presidente, Fátima Moreira, e pelo Vereador do Turismo e Eventos, Ricardo Alves.

Partilha, memória, tradição, identidade. Estas foram as palavras-chave da noite. Elementos que fazem parte de cada Povoense e que contribuem para a construção do futuro desta comunidade, à qual D. Dinis atribuiu o Foral, no longínquo ano de 1292. Elementos que nos fazem refletir e sentir a Póvoa de Lanhoso.

Sentir a Póvoa de Lanhoso é sentir a poesia, o folclore, a música popular e tradicional, a filigrana, o Castelo de Lanhoso, a Maria da Fonte, o Professor Gonçalo Sampaio…O Património, a História, a Cultura, com os olhos postos no que está para vir.

Com cerca de uma hora e meia de duração, o espetáculo – dinâmico e colorido - foi feito com a “prata da casa” e contou com a colaboração e com a generosidade de diversos grupos e pessoas da Póvoa de Lanhoso.

Porque a história e a identidade da Póvoa de Lanhoso constroem-se com ousadia, mas também se cimentam com a valorização das gentes locais e com o apoio e o colo às suas ambições e anseios. Para que, no futuro, haja cada vez mais razões para Sentir a Póvoa de Lanhoso.