Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso incentiva associações culturais 
publicado a 4 de abril de 2023

As Bandas de Música, os Ranchos Folclóricos e o Grupo de Teatro da Póvoa de Lanhoso assinaram protocolos de atribuição de subsídios para apoiar as atividades culturais que levam a efeito regularmente. Estes apoios, analisados e aprovados em reunião de executivo municipal, ascendem a um valor de 68.200,00€, destinado exclusivamente a incentivar o associativismo cultural.

Assim, a Banda Musical de Calvos e a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e os Ranchos Folclóricos do concelho, designadamente, o Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso, o Rancho Folclórico Maria da Fonte-Fontarcada, o Rancho Folclórico de Garfe, o Rancho Folclórico de Porto d’Ave-Taíde e o Rancho Folclórico de Santa Maria de Verim, bem como a “Heroína Teatral - Associação de Teatro e Cultura” estiveram representados e participaram nesta cerimónia que teve lugar ao final da tarde de ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Os compromissos ora assumidos com as Bandas de Música e os Ranchos Folclóricos pressupõem várias atuações e participações a definir de acordo com calendarização previamente acordada, bem como, no caso da Associação de Teatro, que se compromete a contribuir para uma programação regular e a promover espetáculos, incentivando o crescimento do teatro.

Nesta sessão, houve tempo para as intervenções do Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, que agradeceu a estas instituições o profícuo trabalho que levam a efeito no dia-a-dia em prol da cultura povoense e, para a Vice-Presidente, Fátima Moreira, deixar uma mensagem a enaltecer o espírito voluntarioso com que estas associações culturais mantêm vivas as nossas raízes, tradições e costumes. A autarca povoense, também responsável pelo Pelouro da Cultura, deixou ainda expressa a disponibilidade do Município e também dos técnicos deste departamento, para tudo continuar a fazer em prol do folclore, da música e do teatro na Póvoa de Lanhoso.

O investimento canalizado para estas instituições que tão bem representam as raízes culturais concelhias visa promover o trabalho e o papel fundamental para a manutenção dessas origens, e revelam o reconhecimento e apreço que merecem da parte do executivo.

É, também, imprescindível que as políticas culturais continuem a ter a capacidade de incentivar a comunidade em geral a apoiar e a envolver-se na realização de atividades culturais promovidas por estas entidades, fomentando e impulsionando a criação e formação de novos públicos.