Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Maio Social | “A inteligência artificial também chegou às escolas!“
publicado a 22 de maio de 2023

A conferência “E, de repente, a Inteligência Artificial chegou às Escolas” decorreu no dia 17 de maio, no CIMF, e contou com uma plateia repleta de professores/as e técnicos/as que revelaram grande interesse neste tema tão atual.

Esta iniciativa, organizada pelo Município da Póvoa de Lanhoso em colaboração com a Universidade do Minho, dividiu-se em dois  momentos: o primeiro dinamizado pelo Professor Doutor Paulo Novais, cuja intervenção se intitulava “De Repente, o mundo mudou! A Inteligência Artificial Chegou à Educação”; a segunda intervenção esteve a cargo da Professora Doutora Dalila Durães que falou acerca da “Integração da Inteligência Artificial generativa na prática docente”.

O papel e o impacto que a Inteligência Artificial podem ter na sociedade provocam alguma apreensão, mas, quando se fala em contexto escolar, este tema assume particular interesse, acentuado pela forma acelerada como se tem vindo a impor.

Com esta conferência pretendeu-se facultar a professores/as, educadores/as e técnicos/as a possibilidade de discutir e analisar criticamente este “admirável mundo novo”. “A Inteligência Artificial é já um facto incontornável do mundo contemporâneo e, se a sua utilização for mediada pelos docentes e corretamente direcionada, poderá permitir eliminar tarefas morosas e estimular novas estratégias de ensino-aprendizagem no contexto escolar. Contudo,  “Importante, mesmo, é que o ser humano não perca o controlo de todo o processo, devendo sempre serem acauteladas as questões éticas.” Estas e outras considerações foram tecidas durante este debate.

O programa Maio Social, do qual fazia parte esta atividade, continua a cumprir-se com muitas outras iniciativas que pretendem trazer para o conhecimento e discussão pública todo o trabalho realizado nestas áreas, que são transversais a toda a comunidade.