O Vereador da Proteção Civil, Ricardo Alves, o Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, Rui Costa e o Coordenador Municipal da Proteção Civil, Pedro Dias, estiveram, este sábado, no simulacro de incêndio que a proteção Civil Municipal levou a efeito.
A Aldeia de Carreira, freguesia de Sobradelo da Goma, no concelho da Póvoa de Lanhoso, foi o palco escolhido para este exercício de simulação de incêndio florestal, que serviu para testar os meios da Proteção Civil local. Por isso, neste simulacro participaram, além dos Bombeiros Voluntários, o Destacamento Territorial da GNR Local.
De recordar que a Aldeia Turística de Carreira é a primeira que faz parte do programa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil “Aldeia Segura Pessoa Segura” que visa consciencializar as pessoas para a importância de implementar medidas de autoproteção, e que foi apresentado no passado em junho do ano passado. A intenção de realizar este simulacro prende-se com a necessidade testar procedimentos, caso seja efetivamente necessário entrar em ação.
A Aldeia de Carreira tem um número reduzido de habitantes mas há uma pessoa acamada e outra que é invisual, e tem de ser precavida a segurança de todos/as. As pessoas que acederam a participar neste exercício reuniram-se num ponto central. Uma vez que apenas há uma via de acesso à Aldeia e, sendo necessário evacuar as pessoas, estas poderão ser transportadas no autocarro do Município ou pela GNR para um local seguro, reduzindo o número de automóveis nas vias e facilitando a circulação de viaturas e meios de socorro.
Sabendo-se que a época de incêndios está à porta e que este local é amiúde fustigado pelas chamas, foi em prol da segurança dos/das moradores de Carreira que a Proteção Civil Municipal realizou esta ação. No entanto, quer também deixar todos/as em alerta e com conhecimento dos procedimentos a adotar caso seja necessário.