Estes dois atletas, que vestem a camisola do GD Goma, venceram o Triatlo das Andorinhas que decorreu no passado domingo, prova que já é considerada a uma das mais emblemáticas da modalidade, da Zona Norte.
A cada edição, o número de triatletas é superado e desta vez foram 275 os/as atletas que saltaram da plataforma do Pontão, para fazer a prova de natação que decorreu na Barragem, numa extensão de 750 metros. A prestação prosseguiu com o ciclismo e o atletismo, sendo o pano de fundo o cenário envolvente da Barragem das Andorinhas.
O ciclismo, com 20 quilómetros, partiu do parque de transição localizado no Parque Desportivo da Goma, nas imediações do local de saída da água, e atravessou as freguesias limítrofes de Travassos, Brunhais e Esperança; a parte de atletismo, com uma extensão de 5 quilómetros realizou-se dentro da freguesia de Sobradelo da Goma, pelo trilho paralelo à Barragem e pela Estrada Nacional até ao Parque de Lazer do Pontão.
Além de atletas que participaram a título individual, foram mais de trinta equipas nacionais e duas oriundas da vizinha Espanha que também estiveram presentes.
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso financia a organização de todas estas atividades desportivas, numa manifestação clara de apoio ao desporto, contribuindo para que a mesma tenha repercussões no incentivo à prática desportiva pelos/as mais novos/as, bem como à adoção de hábitos mais saudáveis pela população, em geral.
Pretende-se também estimular as coletividades e grupos desportivos para que continuem ativos, prosseguindo os fins a que se destinam, promovendo atividades para toda a comunidade, quer dentro de portas, quer atraindo para o concelho centenas de forasteiros, e/ou representando o concelho, aquando da participação em eventos.
Acresce ainda que a Póvoa de Lanhoso é um Município “Amigo do Desporto”, galardão que reconhece o trabalho de excelência a este nível, bem como as boas práticas na gestão e na promoção do desenvolvimento desportivo.