A Equipa Aproximar, do projeto Bem-me-quer prepara-se para avançar com novas dinâmicas, entre elas a implementação do serviço de teleassistência, junto da população mais idosa do concelho da Póvoa de Lanhoso.
Esta Equipa, formada no âmbito deste projeto, é constituída por uma educadora social, nutricionista, psicóloga e terapeuta ocupacional. O trabalho a desenvolver está norteado por vários objetivos, designadamente: cuidar das pessoas idosas e isoladas e melhorar a sua autonomia, segurança e participação social; aumentar a sua participação comunitária e a inclusão; contribuir para a sua longevidade com qualidade de vida, retardando a sua institucionalização. Para a prossecução destes objetivos já está a ser implementado o “Serviço de Teleassistência”, previsto no Plano de Ação do Plano de Desenvolvimento Social para a Póvoa de Lanhoso.
Esta equipa multidisciplinar apresenta, assim, uma nova resposta domiciliar do Município para pessoas idosas.
O concelho povoense apresenta o quinto maior índice de envelhecimento entre os oitos concelhos que formam a sub-região do Ave, e este índice tem vindo a registar uma subida, segundo os Censos realizados no ano de 2021.
Lançando mão dos Planos de Ação Intermunicipais para a Inclusão Ativa dos Públicos Vulneráveis ao Aviso Norte2030-2024-6, o Município apresentou a candidatura Bem-me-Quer, consciente do desafio que este cenário coloca à Póvoa de Lanhoso, que se encontra no terreno desde junho de 2025.
De forma a melhor perceber as necessidades da população idosa quer em isolamento, quer integradas nos Centros de Convívio, foram visitadas diversas freguesias do concelho, pretendendo-se garantir um contacto de proximidade regular e uma intervenção ajustada às necessidades dessas pessoas.
Estão já planeadas e em curso ações de intervenção que serão levadas a efeito ao longo dos 32 meses de duração deste projeto junto da população mais idosa e mais vulnerável e/ou em contexto de isolamento.