Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso comemorou 733 anos de concelho
publicado a 25 de setembro de 2025

A Póvoa de Lanhoso comemorou os 733 anos do concelho. A data representa a oportunidade para homenagear pessoas e instituições que se tenham destacado na afirmação do nome do concelho, contribuindo para o seu engrandecimento.

Vítor Peixoto, do Restaurante O Victor; Manuel Carvalho, com ligação à fundação do Rancho Folclórico de Porto D’Ave (Taíde); e Sport Clube Maria da Fonte, em ano de centenário, foram as escolhas de 2025.
“A nossa história coletiva remete para vários marcos e para grandes feitos, sem os quais não seríamos o concelho que somos hoje”, referiu o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, intervindo na sessão solene. “É também por isso que é tão importante o reconhecimento às instituições e às personalidades que, ao longo dos anos e também hoje, homenageamos, pelo importante papel que tiveram e têm na nossa construção enquanto concelho e pelo contributo dado nas mais diversas áreas, para a consolidação da nossa identidade”, explicou o autarca.

As comemorações do Dia do Concelho tiveram o seu início em 2010. Ao longo destes anos, foram mais de 50 as individualidades e entidades, dos mais variados quadrantes, agraciadas nesta mesma oportunidade, que exalta a alma povoense.

No mesmo sentido, com o objetivo de fortalecer a identidade cultural das crianças e jovens e, ao mesmo tempo, promover um ambiente educativo inovador e integrado com a história local, o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, recordou o lançamento, há um ano, do Kit Identitário, como instrumento para criar um veículo mais forte entre as futuras gerações e o património local, preservando tradições e fomentando o orgulho em ser povoense.

No ano letivo 2024/2025, foram distribuídos 768 kits de material para expressão artística ao primeiro ciclo, o que se pretende que se venha a consubstanciar num concurso alusivo à figura identitária Maria da Fonte. “No presente ano letivo, temos já todas as condições de desenvolvimento desta iniciativa: o regulamento do concurso de desenhos Maria da Fonte vai, em breve, ser partilhado com as escolas, bem como todos os estabelecimentos de ensino terão acesso ao Hino da Maria da Fonte, criado para este efeito”, assegurou Frederico Castro. Para além disto, cada aluno/a do primeiro ciclo irá receber um crachá ou íman com QR Code a partir do qual, crianças e famílias terão acesso ao Hino da Maria da Fonte; e os Agrupamentos de Escolas e a EPAVE irão elaborar os seus Projetos Culturais de Escolas em torno da figura da Maria da Fonte assinalando assim os 180 anos (em 2026) da revolta da Maria da Fonte. Aos/às cerca de 1050 estudantes do segundo e terceiro ciclos também será entregue um marcador de livros com informação que ajudará a interpretar a heráldica do concelho e a distribuição da bandeira do concelho é um processo que terá continuidade.

“Cada um de nós, povoense, tem na sua função e dimensão social, empresarial, associativa, cultural autárquica e religiosa, um importante papel a desempenhar nesta missão que é e será sempre uma missão em mutação constante, em função dos tempos e das circunstâncias, mas que deve consistir na proteção e na salvaguarda firme do bom nome da Póvoa de Lanhoso”, finalizou o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro. A sessão solene contou ainda com a intervenção do Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós. Referência para as presenças de Vereadores, eleitos/as com assento na Assembleia Municipal e na Assembleia da Repúblicas, representantes de instituições, convidados/as e familiares dos homenageados.

As celebrações do Dia do Concelho – 25 de Setembro englobaram momentos como a cerimónia do Hastear da Bandeira e a sessão solene, nos Paços do Concelho. A leitura da Carta de Foral e a visita à exposição “Cem anos de Maria da Fonte” completaram o programa, já no Theatro Club.