A Câmara Municipal e a BragaMob assinaram na manhã de terça-feira, dia 30 de setembro, um protocolo de colaboração com vista à integração de alunas e alunos em estágio, nas variadas áreas de ação do Município, no âmbito do Programa Europeu ERASMUS+.
O protocolo firmado nos Paços do Concelho prevê ainda o acolhimento de visitas profissionais de escolas e instituições ao abrigo do ERASMUS+. Reconhecendo o potencial deste programa da União Europeia, a Autarquia Povoense alarga assim o seu âmbito.
Através deste programa, a Câmara Municipal reforça a sua vocação de cooperação internacional e contribui ativamente para a formação de jovens talentos, ao mesmo tempo que beneficia da sua energia e perspetivas inovadoras.
Para a edilidade Povoense, a promoção de iniciativas de intercâmbio, especialmente dirigidas à população mais jovem, assume particular relevância, contribuindo para o enriquecimento cultural, a aquisição de novas competências e o reforço do sentido de cidadania ativa.
Estas iniciativas representam, ainda, uma oportunidade estratégica para dar a conhecer o concelho da Póvoa de Lanhoso, valorizando o seu património, identidade e potencialidades junto de outras comunidades, promovendo, assim, a sua projeção externa e atraindo novas dinâmicas de cooperação e desenvolvimento.
A BragaMob desenvolve atividades no âmbito do Programa da União Europeia ERASMUS+ e do Turismo Profissional, enquadrando estudantes e docentes de Escolas Profissionais (técnicos profissionais), provenientes de todos os países da União Europeia, em estágios e visitas curriculares de curta duração e não remunerados, em empresas e instituições da região do Minho que atuem na sua área de formação.
De lembrar que, ao longo dos anos, os dois Agrupamentos de Escolas da Póvoa de Lanhoso e a EPAVE - Escola Profissional do Alto Ave têm participado no programa ERASMUS+, numa lógica de levar e receber alunos/as e docentes para beneficiarem de experiências internacionais enriquecedoras.