Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso com Pelouros atribuídos
publicado a 13 de novembro de 2025

A primeira reunião de executivo municipal povoense realizou-se no passado dia 6 de novembro, marcando o início de um novo ciclo de governação municipal. Nesta sessão foram discutidos e votados onze pontos, sendo a maioria dos quais relacionados com matérias organizativas, essenciais no arranque deste mandato que se estenderá até 2029.

Uma das propostas referia-se à fixação do número de Vereadores a tempo inteiro, que serão, designadamente, Fátima Moreira, Paulo Gago e Gilberto Anjos. Esta decisão decorre da necessidade de assegurar uma presença permanente e contínua dos membros do executivo na coordenação política e operacional da atividade municipal, antevendo-se que a sua atuação será indispensável e benéfica para o bom funcionamento dos serviços e para a prossecução eficaz das atribuições e competências do Município.

Foi também comunicado pelo líder do executivo povoense como ficaram distribuídos os Pelouros. O Presidente da Câmara Municipal fica diretamente responsável pelos seguintes pelouros: Representação; Relações Institucionais; Freguesias; Relação com o/a munícipe; Planeamento estratégico e urbanístico/projetos; Finanças e contratação pública; Proteção Civil e Gabinete Técnico Florestal; Turismo e eventos; Desporto e associativismo nesta área e Comunicação/Protocolo.

Por seu lado, Fátima Moreira assume a Vice-Presidência e os pelouros da Educação e formação; Coesão social e habitação; Famílias e seniores; Igualdade, inclusão e migrações; Cultura e associativismo nesta área; Saúde pública; Recursos Humanos e Juventude e associativismo nesta área.

Paulo Gago, será o Vereador com responsabilidades nas áreas do Urbanismo, Jurídico e contencioso; Auditoria e Qualidade; Defesa do animal; Ordenamento do território – PDM; Mobilidade, trânsito e toponímia e Consumidores – CIAB.

A Gilberto Anjos, que integra pela primeira vez o executivo municipal povoense, foram destinados os pelouros da Gestão administrativa, Modernização administrativa e transição digital/património, Desenvolvimento económico, Obras municipais e ambiente, Gestão e conservação do espaço público e Comunidade e internacionalização

Continuidade da realização de reuniões de Câmara descentralizadas

Ficou também acertado que as reuniões de executivo vão continuar a ser descentralizadas, nos mesmos moldes do que acontecia no anterior mandato. Nesse sentido, a segunda sessão ordinária de cada mês terá lugar em cada uma das 22 freguesias e uniões de freguesias do concelho da Póvoa de Lanhoso.

A decisão de prosseguir com a realização das reuniões deste órgão, nas freguesias, de 15 em 15 dias é continuar a permitir a participação das comunidades e aproximar os eleitos dos munícipes, abrindo um maior espaço à participação de todos/as.