Os Serviços Municipais de Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso, juntamente com entidades parceiras, promoveram, ontem, 16 de novembro, um simulacro de acidente rodoviário (colisão entre duas viaturas ligeiras), na Estrada Nacional 103, em Covelas. Sensibilizar os/as condutores/as para a importância de uma condução segura e preventiva, assinalando o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, tendo por palco uma das vias mais movimentadas e acidentadas da região, foi o objetivo.
O exercício realizou-se entre as 15h00 e as 17h00, numa tarde de chuva. Algumas pessoas pensaram tratar-se de uma situação real. Não era o caso; mas podia ser: no dia anterior, um acidente entre um ligeiro e um pesado, na mesma Estrada Nacional e a curta distância do local do simulacro, exigiu intervenção de diversos meios de proteção e socorro.
Ontem, o cenário realista de colisão que foi criado impressionou e suscitou a curiosidade dos/as automobilistas, que circulavam pela principal via de ligação entre a Póvoa de Lanhoso e Braga, e que serve ainda para aceder a Vieira do Minho e ao Gerês, por exemplo. Espera-se que este simulacro tenha despertado a reflexão em quem circula nas estradas. Para além das pessoas afetadas diretamente, a sinistralidade rodoviária atinge toda uma sociedade: famílias, amigos/as, entidades patronais, entidades de socorro, saúde e reabilitação…
A Autarquia da Póvoa de Lanhoso assumiu, mais uma vez, a promoção desta iniciativa, que é já uma referência na região, em colaboração com entidades como a Unidade Local de Proteção Civil de Covelas, o que acontece pela primeira vez; com o Destacamento Territorial da GNR da Póvoa de Lanhoso; e com os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.
Desta forma, nota para as presenças do Assessor da Presidência da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Ricardo Alves, do Coordenador Municipal de Proteção Civil, Pedro Dias, do Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, Rui Costa, do Comandante do Destacamento Territorial da GNR da Póvoa de Lanhoso, Capitão Ivo Morais, do Adjunto do Comando dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, Vítor Coelho, da Coordenadora da Unidade Local de Proteção Civil de Covelas, Rafaela Fernandes, e do Presidente da Junta de Covelas, Filipe Sousa.