Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Autarquia povoense com duas novas viaturas elétricas para a recolha de Biorresíduos
publicado a 24 de novembro de 2025

O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, e o Vereador do Ambiente, Gilberto Anjos, entregaram aos responsáveis da Divisão de Obras Municipais e Ambiente, Adriana Sousa, Eduardo Barros e José Amorim, as chaves de duas novas viaturas elétricas que serão afetas à recolha dos biorresíduos.

Estas duas carrinhas foram adquiridas pelo Município ao abrigo de uma candidatura ao Fundo Ambiental e destinam-se preferencialmente a estes serviços, no âmbito do projeto de recolha seletiva de biorresíduos que está no terreno desde 2023 e cuja execução se estende até ao presente ano.

No momento, o autarca povoense referiu que “a disponibilização destas duas novas viaturas elétricas representa mais um passo na nossa estratégia para a sustentabilidade, eficiência e responsabilidade ambiental, garantindo melhores condições de trabalho aos nossos serviços e respondendo às necessidades de uma mobilidade mais moderna e sustentável.”

De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, “os biorresíduos fazem parte do nosso dia-a-dia, quando deitamos fora os restos da preparação dos alimentos e os restos de comida”. De acordo com a mesma fonte, constituem, em média, quase 37% do nosso caixote do “lixo comum”.

O salto quantitativo e qualitativo exigido pela recolha seletiva de biorresíduos, valorização e uso dos produtos gerados tem associado um conjunto de impactos positivos, como, por exemplo, a redução de quantidades de resíduos depositados em aterro, a respetiva valorização e mesmo a criação dos chamados “empregos verdes”.