Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

XV Semana Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (SMIND) com as Migrações como tema principal
publicado a 25 de novembro de 2025

Começou hoje a XV Semana Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (SMIND), que a autarquia da Póvoa de Lanhoso promove entre 25 de novembro e 3 de dezembro. “Um mundo, muitos caminhos” é o mote da edição deste ano.

Os trabalhos arrancaram às 10h00 com um “webinar” dedicado ao tema “Violência de géneros em contextos migratórios: MGF em Portugal e no Mundo”, sendo esta intervenção da responsabilidade de Sónia Duarte Lopes, da Associação para o Planeamento da Família.

A Vice-Presidente e Vereadora com responsabilidades em toda a área social, Fátima Moreira, marcou presença neste seminário on line, para o qual se inscreveram cerca de 100 profissionais desta área, de todo o país.

Para quarta-feira, 26, pelas 10h00, “Bem receber e bem acolher” é o nome do workshop que vai permitir a partilha de “boas práticas de integração comunitária”, no qual vão participar Carla Suzana Carvalho Fernandes, Presidente da Direção da Associação Adolescere, Filipa Batista, responsável pela Área de Migrações e Acolhimento do Município do Fundão, e Leandra Leite e Joana Vieira, ambas técnicas do CLAIM do Município da Póvoa de Lanhoso. A moderar esta sessão vai estar Carla Melo, Coordenadora do CLAIM do Município povoense. A iniciativa decorre durante o período da manhã no Centro Interpretativo Maria da Fonte.

O Espaço Jovem será o palco dos trabalhos agendados para o dia 27, quinta-feira, data em que será lançado o projeto “Despertando Sorrisos”, pela Vereadora Fátima Moreira. É um projeto pensado para e com as pessoas portadoras de deficiência, tendo sido convidados várias pessoas e entidades para dele fazerem parte.

De seguida decorre o Encontro Intercultural “People on the Move”, cujo objetivo é promover a interação e a criação de laços entre os/as jovens de várias culturas que residem no conselho. Nesta iniciativa serão envolvidos os Agrupamentos de Escolas do concelho.

Ainda nesta tarde está prevista a realização de um Laço Humano pela Paz, na Praça Eng.º Armando Rodrigues,

 

O programa desta SMIND inclui ainda um Seminário dedicação ao tema “Imigração Em Portugal: Ética, Economia, Cultura e Direitos Humanos”, um tema tão atual e transversal da nossa sociedade. Este seminário, que se realizará on line, está agendado para dia 2 de Dezembro, pelas 14h30.

Após o momento de boas vindas pela Vereadora Fátima Moreira teremos as alocuções de António Vitorino, Presidente do Conselho Nacional de Migrações e Asilo e do Coronel Francisco José Martins Rodrigues, Presidente do OSCOT - Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, que vão centrar-se na Política Migratória em Portugal. A moderadora estará Ana Maria Brandão, Professora Associada do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e Investigadora Integrada do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho.

Pelas 16h00 será introduzido o tema “Migrações internacionais e contemporâneas e a complementaridade entre emigração e imigração” por Cláudia Pereira, Professora de migrações internacionais contemporâneas do ISCTE, Coordenadora Científica no Observatório de Emigração e por Inês Vidigal, Licenciada em Geografia e Mestre em Políticas Europeias pelo IGOT-UL, assistente de investigação no Observatório da Emigração.

O Café Concerto Inclusivo é um dos pontos-chave desta Semana, uma iniciativa que vai já na sua 10.ª edição. O dia 3 de Dezembro é a data marcada para este evento para o qual são convidadas todas as IPSS’s do concelho, no Narcisus Eventos.

Informar e sensibilizar os diferentes públicos para a Igualdade e a Inclusão; promover a partilha de experiências; e incentivar o desenvolvimento de empatia são alguns dos objetivos da SMIND.

O trabalho que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso tem realizado no campo da Igualdade, sobretudo através do SIGO - Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades, quer ao nível da prevenção, quer ao nível da intervenção é reconhecido, a nível local pelas várias instituições concelhias, quer no panorama nacional.

Informar e sensibilizar os diferentes públicos para a Igualdade e a Inclusão; promover a partilha de experiências; e incentivar o desenvolvimento de empatia são alguns dos objetivos da SMIND.