Ao longo de três dias (13, 14 e 15 de janeiro), a Póvoa de Lanhoso acolhe a Semana Jovem das Literacias: política, financeira, digital, mediática, emocional. O evento, organizado pela Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Escolas do concelho, resulta de um processo de escuta e de participação, no âmbito das Assembleias Municipais Jovens, por proposta dos próprios jovens.
A Semana Jovem das Literacias (SJL) tem os mais novos como destinatários e protagonistas. “Os jovens de hoje defrontam desafios muito diferentes de há alguns anos atrás. Estes três dias têm a pretensão de vos capacitar, informar e dar as ferramentas para vocês poderem fazer o vosso caminho de forma mais preparada”, notou, de entre outras considerações, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, na sessão de abertura, que reuniu representantes das entidades organizadoras.
De entre outros aspetos, o Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós Pereira, notou: “Queremos jovens informados, envolvidos e corresponsáveis pelo presente e pelo futuro da nossa comunidade”. A Diretora do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, Ana Fernandes, considerou que, “mais do que a aquisição de conhecimentos, esta iniciativa contribui para a formação de cidadãos ativos, participativos e democráticos, conscientes dos seus direitos e deveres e preparados para intervir de forma responsável na sociedade”. Para o Diretor do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso, Ângelo Dias, a SJL representa “um marco no calendário educativo do concelho e, acima de tudo, um exemplo vivo da força da participação juvenil e da construção colaborativa de uma cidadania mais consciente”. O Diretor da EPAVE, Cândido Mendes, é de opinião que “o mundo de hoje apela-nos a que sejamos mais participativos, mais interventivos e mais esclarecidos, do ponto de vista político, porque aquilo a que estamos a assistir, na Europa e no resto do mundo, são fatores de grande preocupação”.
O momento cultural de abertura dos trabalhos deu palco ao talento de três alunos do Ensino Especializado da Música do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio. No decurso desta SJL, passarão pelo evento jovens, provenientes, sobretudo, das Escolas do concelho.
O primeiro dia, dedicado à Literacia Política e Cidadania Ativa, ofereceu a Mesa Redonda “Democracia, Cidadania e Participação Juvenil”, tendo contado com os contributos da Eurodeputada entre 2019 e 2024, Isabel Estrada Carvalhais, da Deputada da Assembleia da República, Irene Costa, e do representante da Iniciativa Liberal de Braga, Rui Ribeiro Ataíde. Esta ação foi moderada pelo Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós Pereira. Todos os partidos foram convidados a estar presentes, sendo ainda de destacar a participação de representantes das forças políticas com assento na Assembleia Municipal, Pedro Vale, Samuel Oliveira e Guilherme Martins. A anteceder este momento, Jesus Tinoco e Bruna Xavier, leram a moção apresentada na Assembleia Municipal Jovem, que propunha a criação de uma semana dedicada à promoção das literacias essenciais do século XXI, e que esteve na base da Semana Jovem das Literacias.
De tarde, a tertúlia “Um problema para os deuses” juntou estudantes do 10ºano de uma turma da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e apresentações no âmbito de residências artísticas do PovoarteEduca. Englobou ainda a oficina “Democracity” e o encerramento com a apresentação da síntese do dia pelos/as alunos/as relatores/ do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso.
O programa prossegue esta quarta-feira, sob o mote da Literacia Financeira e da Literacia Digital. Na quinta-feira, dia 15 de janeiro, a Literacia Mediática e a Literacia Emocional estarão em destaque, na Semana Jovem das Literacias, que decorre na Praça Eng. Armando Rodrigues, reunindo especialistas e, sobretudo, muitos jovens.