Realizaram-se, na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, duas ações de sensibilização sobre o Tráfico de Seres Humanos (TSH), dinamizadas pela Associação para o Planeamento da Família (APF).
Estas ações fazem parte do Plano de Intervenção Comunitário do SIGO (Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e Oportunidades), da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
O objetivo era informar e consciencializar a comunidade escolar para o tráfico de seres humanos e, simultaneamente, promover uma reflexão crítica e esclarecida sobre este fenómeno que continua a afetar milhares de pessoas em todo o mundo.
Os diferentes tipos de tráfico, os meios utilizados pelos traficantes ou pelas redes de tráfico, as formas de aliciamento, o uso pouco cauteloso das redes sociais, bem como os principais mitos associados a esta realidade, foram os temas centrais abordados.
Não existindo ninguém que esteja livre de ser alvo deste crime, os jovens encontram-se particularmente expostos à atuação das redes de recrutamento. Por esse motivo, as intervenções destacaram a importância da prevenção, da identificação de situações de risco e do papel ativo que cada cidadão e cidadã pode assumir na defesa dos direitos humanos.
Através de uma abordagem participativa, os/as alunos/as foram convidados/as a refletir, colocar questões e desconstruir ideias preconcebidas, contribuindo para uma maior literacia e responsabilidade social.
Estas ações integram-se na estratégia municipal de promoção da igualdade de género e de oportunidades, reforçando o compromisso do Município da Póvoa de Lanhoso e das entidades parceiras na sensibilização e prevenção de fenómenos de violência e exploração, neste caso, junto das camadas mais jovens da população.