Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Semana Jovem das Literacias mobilizou mais de 500 alunos para a construção de uma cidadania política ativa e responsável
publicado a 20 de janeiro de 2026

Mais de 500 alunos/as, 32 professores/as e 7 técnicos/as participaram nas iniciativas integradas na Semana Jovem das Literacias, organizada pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Assembleia Municipal e pelas Escolas do concelho, que decorreu nos dias 13, 14 e 15 de janeiro.
As Literacias Política, Financeira, Digital, Mediática e Emocional estiveram em destaque ao longo destes três dias, contando com a presença de vários/as especialistas que contribuíram para a reflexão e esclarecimento dos/as alunos/as do 3.º Ciclo e Ensino Secundário, das Escolas do Agrupamento da Póvoa de Lanhoso e Gonçalo Sampaio, bem como da EPAVE.

Esta iniciativa foi avaliada de forma muito positiva pelos jovens, de acordo com os resultados dos questionários aplicados no final das sessões. Os dados indicam que mais de 80% dos/as alunos/as reconheceram a utilidade prática dos conteúdos e uma percentagem igualmente elevada considerou a ação importante ou muito importante e que correspondeu às suas expectativas. Relativamente a áreas de interesse para futuras iniciativas, os jovens manifestaram uma clara vontade de aprofundar temas ligados à economia e literacia financeira, à tecnologia e segurança digital, à saúde e bem-estar e à influência da política nas suas vidas pessoais e sociais, um interesse transversal aos três dias da ação.

O primeiro dia foi dedicado à Literacia Política e à Cidadania Ativa, com a realização da mesa-redonda “Democracia, Cidadania e Participação Juvenil”, que contou com a participação de Isabel Estrada Carvalhais, Irene Costa e Rui Ribeiro Ataíde, sob moderação do Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós Pereira. Todos os partidos foram convidados a estar presentes, sendo ainda de destacar a participação de representantes das forças políticas com assento na Assembleia Municipal, Pedro Vale, Samuel Oliveira e Guilherme Martins.
Realizou-se ainda a tertúlia “Um problema para os deuses”, que juntou estudantes da Escola Secundária, bem como apresentações no âmbito das residências artísticas do projeto PovoArte Educa e a oficina “Democracity”.

A Literacia Financeira e a Literacia Digital estavam no agendamento do dia 14, que contou com as intervenções de Maria do Céu Cortez, da Universidade do Minho, e de Hugo Noronha, do Instituto Europeu de Estudos Superiores de Fafe, subordinadas ao tema “Vantagens e riscos dos investimentos online”.
Durante a tarde, Marco Bento, da Escola Superior de Educação de Coimbra, promoveu uma reflexão sobre a Inteligência Artificial e o papel cada vez mais relevante que esta assume no quotidiano.
Houve ainda tempo para a apresentação de uma performance pelos alunos da Escola Secundária, no âmbito das Residências Artísticas do PovoArte Educa.

No último dia, estiveram em destaque a Literacia Mediática e a Literacia Emocional.
Com a dinâmica “Informar-se para não ser manipulado/a”, conduzida por Marília Gago e pela equipa do Instituto de Educação da Universidade do Minho, contando ainda com a participação de Luís Alberto Alves, da Universidade do Porto, e Filipe Oliveira, da Universidade do Minho, falou-se acerca da Literacia Mediática.

A Literacia Emocional dominou a tarde, com Sílvia Oliveira, técnica do Município e membro da Rede dos Psicólogos da Póvoa de Lanhoso, a abordar, em conjunto com outras técnicas da mesma rede, a Literacia para a Empatia e a Motivação Escolar. A consciência emocional e a tomada de decisão informada nos percursos pessoais e profissionais dos/as jovens estiveram no centro da reflexão.

O encerramento contou com um momento cultural e reflexivo de dança, apresentado pelos/as alunos/as da EPAVE, simbolizando mais uma jornada de aprendizagem marcada pela partilha, criatividade e envolvimento juvenil.

A vice-presidente da Câmara Municipal, Fátima Moreira, encerrou a Semana Jovem das Literacias, destacando que a iniciativa se realizou por sugestão dos jovens, com os jovens e para os jovens. Manifestou ainda a expectativa de que “estes dias tenham proporcionado momentos de aprendizagem significativa e aprofundamento de conhecimentos”, acrescentando que espera que a Semana “tenha despertado nos/as jovens a vontade de aprender sempre mais”.
A Semana Jovem das Literacias foi uma iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, da Assembleia Municipal, do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso e da EPAVE, e resultou de um processo de escuta e participação juvenil, desenvolvido no âmbito das Assembleias Municipais Jovens.
Está assim reforçado o compromisso do Município povoense, quer da Assembleia quer da Câmara Municipal, com a formação de cidadãs e cidadãos ativos, participativos e democráticos e preparados para intervir de forma responsável na sociedade.

A Semana Jovem das Literacias assumiu-se, assim, como um marco no panorama educativo do concelho e, acima de tudo, foi uma prova de que os/as nossos/as jovens se assumem como protagonistas do futuro.