A IV edição da Semana Municipal da Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso vai decorrer entre os dias 11 e 27 de fevereiro e é organizada pelo Município da Póvoa de Lanhoso, liderado pelo Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, que é também a mais alta autoridade da Proteção Civil no concelho; em estreita colaboração com os Serviços Municipais de Proteção Civil.
Numa altura particularmente sensível para o país, marcada pelos constrangimentos causados pela depressão Kristin, que teve um impacto devastador em várias zonas do território nacional, especialmente na região Centro, este tema está cada vez mais na ordem do dia.
Este evento assume-se já como uma referência a nível regional e nacional, contando com uma adesão significativa de entidades e participantes aos diversos momentos do programa. Um dos destaques é o Encontro de Coordenadores Municipais da Sub-Região do Ave, que terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, já confirmou a sua presença nesta iniciativa, participando no Seminário da Proteção Civil, agendado para o dia 18 de fevereiro, no Theatro Club, subordinado ao tema “O papel dos Serviços Municipais de Proteção Civil na sociedade”.
O programa inclui ainda, no dia 26 de fevereiro, uma ação de sensibilização sobre “Segurança contra incêndios em edifícios das IPSS’s”, que contará com a presença de representantes da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), e de João Ferreira, do Centro Distrital de Braga do Instituto da Segurança Social.
A componente de sensibilização junto da comunidade será reforçada com a apresentação da peça de teatro humorístico “Queimas dos Queimados”, no Theatro Club, dirigida à população em geral e, em particular, aos/às seniores dos Centros de Dia, IPSS’s e Centros de Convívio, com o objetivo de alertar e prevenir situações de incêndio.
O Clube da Proteção Civil do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio estará igualmente envolvido, apelando à comunidade escolar para a importância da temática da Proteção Civil, através da participação na palestra do Dia Europeu do 112, que se assinala nesse dia, 11 de fevereiro. Estão agendadas também visitas à Feira INFORCE, na Exponor, e à “Academia do Alertinha”, um espaço da Câmara Municipal de Matosinhos destinado a capacitar os mais novos para uma autoproteção preventiva e consciente, no dia 12 de fevereiro. A Unidade Local de Proteção Civil de Covelas realizará também uma visita a esta feira, no dia 14 de fevereiro.
O encerramento da Semana Municipal da Proteção Civil acontece com a Exposição de Meios, na manhã do dia 27 de fevereiro, na Praça Eng.º Armando Rodrigues.
Face aos fenómenos climatéricos extremos registados nos últimos anos, a população encontra-se cada vez mais consciente da importância da Proteção Civil. A realização desta Semana pretende trazer para debate temas fundamentais relacionados com a prevenção, gestão de risco e resposta a situações de perigo, com o objetivo maior de garantir a proteção de pessoas e bens.
