Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Projeto ColorADD abrange cerca de 200 crianças do 1.º ciclo do ensino básico da Póvoa de Lanhoso
publicado a 11 de fevereiro de 2026

O projeto ColorADD esteve presente, nos dias 10 e 11 de fevereiro, nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho da Póvoa de Lanhoso, envolvendo cerca de 200 crianças do Agrupamento Gonçalo Sampaio e do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso.

A iniciativa, promovida pela ColorADD Social em parceria com o Município da Póvoa de Lanhoso e a CIM do Ave, resulta de uma candidatura às parcerias para a Inovação Social e tem como objetivo promover a inclusão e sensibilizar para o daltonismo, ajudando as crianças a compreender as dificuldades associadas a esta limitação visual.

Dirigidas aos/às alunos/as do 3.º ano do 1.º Ciclo, as atividades incluíram uma ação de sensibilização; a oficina “Ver e Sentir as Cores”; o rastreio precoce do daltonismo e da acuidade visual, realizado por técnicos optometristas; e a oferta de kits ColorADD. Cada kit integra lápis de cor com o respetivo símbolo ColorADD, uma sebenta explicativa do “Alfabeto das Cores”, baseada na combinação de cinco símbolos básicos (azul, amarelo, vermelho, preto e branco).

Os alunos e as alunas tiveram oportunidade de experimentar óculos que simulam a deuteranopia, a forma mais comum de daltonismo. A sua utilização foi um dos momentos mais marcantes, pois permitiu às crianças experienciar as dificuldades sentidas pelas pessoas daltónicas.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereadora da Educação, Fátima Moreira, visitou as Escolas Básicas António Lopes e de Taíde, onde acompanhou as atividades. Segundo a responsável, esta iniciativa reforça a atenção às necessidades específicas das crianças e contribui para criar contextos educativos mais equitativos, reconhecendo a importância da visão no processo de aprendizagem e valorizando a diferença como oportunidade de igualdade.

Segundo esta responsável, “o ColorADD chegou à Póvoa de Lanhoso e às nossas escolas e é reconhecidamente muito interessante para nós, porque é um projeto de inclusão social. Muitas vezes, quando olhamos para os processos educativos não consideramos as características das crianças e temos dificuldade em perceber porque é que algumas complicações surgem.” Acrescentou que “estarmos atentos a essas dificuldades é, sobretudo, criar contextos de igualdade. A questão da visão é especialmente importante para a aprendizagem e fazer o diagnóstico e proporcionar esta oportunidade de reflexão sobre a importância do daltonismo significa que, em termos de políticas educativas, a escola é, cada vez mais, um espaço que assume a diferença como oportunidade para que todos estejam em situação de igualdade no contexto educativo.”

Entre as principais metas do Programa ColorADD destacam-se a deteção precoce do daltonismo, a promoção da inclusão e da empatia, bem como a prevenção do insucesso escolar e do bullying, através da utilização de um código de cores inclusivo que facilite a aprendizagem de todos os alunos.