Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso assinalou o Dia da Europa
publicado a 9 de maio de 2018

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, visitou a Antena de Informação Europeia, existente no Espaço Jovem, na manhã desta quarta-feira. O momento destinou-se a assinalar o Dia da Europa (9 de maio).

De lembrar que o Município da Póvoa de Lanhoso e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), através do projeto CIED (Centro de Informação Europe Direct) de Barcelos assinaram, em 2014, um Protocolo com vista à criação de uma Antena de Informação Europeia no concelho Povoense.

O Presidente da Câmara Municipal, que esteve acompanhado pela Vice-presidente, Gabriela Fonseca, salientou a importância da União Europeia no desenvolvimento nacional, de uma maneira geral, e em termos do concelho, em particular. “Muito devemos a esta instituição e, no nosso caso em concreto, são inúmeros os projetos que só podemos executar devido à existência de fundos comunitários. Consideramos que, também por isso, é importante assinalar esta data”, concluiu.

A Antena de Informação Europeia trata-se de um serviço informativo europeu de proximidade com o cidadão, adaptado às necessidades locais e regionais, materializando-se num ponto de acesso facilitado por parte dos/as cidadãos/às à informação sobre a União Europeia e suas instituições. Disponibiliza materiais informativos (brochuras, desdobráveis, folhetos, mapas, cartazes, e outros) sobre os mais variados temas europeus. Os técnicos presentes no Espaço Jovem dão apoio a quem procurar este espaço.

Aproximar as instituições europeias dos/as cidadãos/ãs, dar-lhes a conhecer os seus direitos, conhecer as suas preocupações, apoiar as suas iniciativas, promover o debate sobre a União Europeia e o seu futuro são alguns dos objetivos da rede Europe Direct e, naturalmente, da Antena de Informação Europeia da Póvoa de Lanhoso.