Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Parque de Lazer do Pontão deu palco a talentos Povoenses
publicado a 14 de agosto de 2018

O Parque de Lazer do Pontão, em Sobradelo da Goma, encheu-se de jovens talentos Povoenses, na noite de sábado, 11 de agosto, para celebrar a música. Adriana Cunha, Ana Simões, Beatriz Torres, Fábio Silva, Mafalda Teixeira e Rui Rodrigues foram protagonistas.

Iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, o Festival de Talentos procura dar palco e visibilidade ao talento dos/as Povoenses em distintas áreas. Neste sábado, participaram neste encontro alguns dos mais bem classificados ao longo das várias edições, ainda que outros ali também pudessem estar.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, também esteve presente. Esta iniciativa pretendeu descentralizar as propostas e dinamizar um espaço que apresenta excelentes condições para receber este tipo de eventos.

A noite abriu com um dueto inédito de Mafalda Teixeira e Rui Rodrigues, dois dos talentos que o Festival descobriu. Mafalda Teixeira participou em duas edições do Festival, tendo arrecadado o segundo lugar em 2014. Rui Rodrigues é natural da Póvoa de Lanhoso e a sua única participação aconteceu em 2013 através da banda de garagem Gartic, da qual era guitarrista. O seu percurso musical levou-o por um caminho a solo, registo em que tem participado em vários eventos de animação também organizados pelo município. “Can’t Help falling in love with you”, de Elvis Presley, “Stand by me” de Ben E. King e “Já não” dos Átoa foram os temas que apresentaram.

Seguiu-se Adriana Cunha, 21 anos, um talento da freguesia de Rendufinho. Estreou-se no Festival de talentos pela primeira vez em 2012, com apenas 14 anos de idade, e integrou o lote dos dez finalistas, com a canção “Há dias felizes” de Filipa Azevedo. Atualmente, continua a cantar em Português e regressou ao Pontão dois anos depois da última apresentação, com “A Chuva” de Mariza, “Respirar” de Carolina Deslandes, Diogo Piçarra e Agir e “Eu sei” de Sara Tavares.

Quando tinha 12 anos, Beatriz Torres subiu ao palco e conquistou o público e o primeiro prémio da primeira edição do Festival de Talentos. Foi assim em tantos outros concursos locais e regionais. O seu percurso começou aos oito anos de idade, altura em que iniciou a frequência em aulas de canto. Ao longo da sua carreira, já atuou em inúmeros locais emblemáticos como o Coliseu do Porto, o Theatro Circo e a Casa da Música. Em 2017, subiu ao estrelato ao vencer o programa televisivo JUST DUET – o Dueto Perfeito, em que atuou lado da talentosa fadista Gisela João, numa interpretação memorável do tema “Cúpido” de Luísa Sobral. “O Tempo não para” de Mariza, “At last” de Etta James e “Never Enough” de Loren Allred foram os temas que interpretou.

Com 22 anos e de Fontarcada, Fábio Silva participou no Festival de Talentos pela primeira vez, em 2012, onde atuou, em dueto, com Adriana Matos. A interpretação do emblemático tema “Hallelujah”, original de Leonard Cohen, garantiu-lhes o terceiro lugar dessa edição. Em 2013 voltou ao concurso, integrando uma banda. Chegou a frequentar a escola da Banda Musical dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, onde iniciou aprendizagem no trompete. No passado sábado, presenteou os presentes com a sua interpretação dos temas As 7 mulheres do Minho, de Zeca Afonso, Youth, de Shawn Mendes e Morro na Praia, dos Capitão Fausto.

A noite ficou completa com a atuação de Ana Sofia Simões, que vive na Póvoa de Lanhoso desde 2009. Com 15 anos aventurou-se a participar na primeira edição do Festival de Talentos da Póvoa de Lanhoso, no qual interpretou “Fado Toninho” dos Deolinda, que lhe valeu o terceiro lugar. Na segunda edição, em 2012, voltou a subir ao palco dos talentos, trazendo novo tema na língua de Camões. “Oh gente da minha terra” de Mariza e “A vida toda” de Carolina Deslandes e “Rosa Sangue” dos Amor Electro foram os temas que cantou.

A organização esteve a cargo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso com o apoio da Junta de Freguesia de Sobradelo da Goma. A apresentação do evento, que se inseriu no âmbito da programação Verão Com(n) Vida, esteve a cargo da Povoense Raquel Silva.