Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Município da Póvoa de Lanhoso reforça apoio ao desporto local
publicado a 23 de agosto de 2018

O Município da Póvoa de Lanhoso celebrou protocolo de cooperação com 12 associações locais e distritais, no sentido de facilitar, dar condições e incentivar a prática desportiva no concelho, principalmente dirigida à formação.

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso celebrou, ontem, um protocolo de cooperação e parceria com 12 associações desportivas locais e distritais que visa reforçar o apoio ao desporto local. Um protocolo histórico e que quer deixar marcas, servindo mesmo de exemplo para muitas outras autarquias e associações, pelo menos no que diz respeito às parcerias, sinergias e cooperação que vai promover e incentivar entre as diferentes intervenientes no mesmo. Nos paços do concelho da Póvoa de Lanhoso, o presidente Avelino Silva e o vereador do Desporto André Pereira foram os anfitriões das 12 associações participantes neste acordo de cooperação e revelaram-se extremamente satisfeitos por ter sido possível conseguir construir este protocolo que, acima de tudo e para além de ajudar as associações e clubes do concelho, vão servir como uma espécie de “primeiro passo” para que o desenvolvimento do desporto na Póvoa de Lanhoso seja uma realidade.

“Queremos mudar e inovar no desporto. Confesso que já fui dirigente desportivo e lutava por isto há 20 anos. Uma ligação com a autarquia, um protocolo que permitisse ir mais além. A autarquia está cá para vos apoiar sempre que puder e com o que puder. Este protocolo demonstra que o município é o que mais ajuda, apoia e incentiva o desporto em todos os quadrantes. A nossa política passa por tentar apoiar sempre que possível e da forma que for possível e podem ter a certeza que tudo farei por conseguir sempre o melhor para a minha terra.” Avelino Silva

O PROTOCOLO -  Esta parceria que foi agora assumida e celebrada entre a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e as 12 associações que representam o concelho tem como principais medidas a adoptar a participação da autarquia na ‘vida activa’ dos clubes e associações de várias formas. A nível financeiro, a autarquia vai assumir os custos com a inscrição dos jogadores dos escalões de formação nas associações responsáveis por cada modalidade; os custos dos seguros desportivos e também do acto médico necessário para a inscrição dos jogadores; para além do custo das taxas administrativas (despesas com organização dos jogos, arbitragem, entre outras). Além disso, disso, o município cede instalações de forma gratuita, para além de apoiar no plano de actividades dos clubes. No total, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai investir, na presente temporada desportiva, uma verba a rondar os 225 mil euros.