Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Concurso Nacional de Teatro prossegue na Póvoa de Lanhoso nos dias 1 e 2 de fevereiro
publicado a 31 de janeiro de 2019

Depois da casa cheia registada no arranque do XV Concurso Nacional de Teatro (CONTE), os espetáculos regressam ao Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, neste fim-de-semana.

Assim, amanhã, sexta-feira, 1 de fevereiro, sobe a palco a peça "TSH-Quanto vale a vida humana?" pelo Tin.Bra - Academia de Teatro (Braga). No sábado, 2 de fevereiro, é a vez de o TEM - Teatro Experimental de Mortágua apresentar “Forja”.

O Concurso Nacional de Teatro é organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela Federação Portuguesa de Teatro (FPTA) com apoio da Fundação INATEL.

Nove companhias de todo o país sobem a palco com outras tantas produções. O certame conta com 12 prémios, sendo de destacar o Prémio Ruy de Carvalho, para a melhor produção. O ator é o patrono do CONTE.

Todos os espetáculos têm o início marcado para as 21h45, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso. O CONTE termina no dia 2 de março, com a gala de encerramento e entrega de prémios.

 

"TSH-Quanto vale a vida humana?"

"TSH-Quanto vale a vida humana?" é um drama, para maiores de 14 anos. Tem autoria e encenação de Vânia Silva. Este espetáculo surgiu no âmbito do projeto “Informa-te contra o Tráfico de seres Humanos e Exploração Laboral” que a Oikos se encontra a implementar (projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão e Emprego, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu da União Europeia, sob gestão da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género). "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade" é o primeiro artigo que podemos ler na Declaração Universal dos Direitos Humanos criada pela ONU em 1948. TSH demonstra como estes direitos não passam de um conjunto de palavras escritas num papel numa sociedade que se torna cada vez mais cinzenta. “Quanto vale a vida humana?” Para uns, vale tudo; para outros, quase nada.

 

“Forja”

“Forja” também é um drama, para maiores de 12 anos. Alves Redol é o autor do texto desta produção, que tem encenação de Manuel Ramos Costa. “Forja” é uma obra de intensa emoção, tragédia inquietante, audaciosa, surpreendente de técnica modelar de processo e completa na segurança dos seus efeitos dramáticos, onde o romancista se imobiliza para deixar vir a primeiro plano o dramaturgo potencial, o animador de figuras que, no entanto e não raras vezes, entroncam perfeitamente com as personagens mais vincadamente sociais da sua obra romanesca. Trabalho empolgante, de um dramatismo sombrio e brutal, esta peça revela a mesma estrutura realista dos romances de Alves Redol e a simbologia nela expressa enraíza-se na mesma pertinente temática do ficcionista: a luta do homem e pela sobrevivência e pela conquista da dignidade humana.

 

Informações e reservas:

theatro.club@mun-planhoso.pt

Consulte o Cartaz Completo