Foi colocada uma faixa no edifício dos Paços do Concelho para a assinalar o mês Internacional da Prevenção contra os Maus tratos na Infância por alunos da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.
Esta iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Concelho da Povoa de Lanhoso, à qual a Câmara Municipal se associa, insere-se na campanha de dimensão nacional que pretende alertar para esta problemática.
Nas palavras da Vice-presidente do Município e também Vereadora dos Pelouros da Educação e Conhecimento e das Famílias, Fátima Moreira, “é importante esta iniciativa da CPCJ, à qual o Município se associa, pois é cada vez mais urgente a necessidade de consciencializar as instituições e a comunidade em geral para os maus tratos na infância, sobretudo no momento que atravessamos, em que estamos a receber crianças traumatizadas da guerra. Esta consciencialização é necessária, é premente, é urgente e muito oportuna. Por outro lado, esta iniciativa serve também para sensibilizar as famílias relativamente aos maus tratos na infância e enfatizar o trabalho que está a ser feito quer pelo Município, quer pela CPCJ, ao nível da parentalidade positiva. As famílias devem educar de uma forma positiva, sem qualquer tipo de violência. No Município, através do Gabinete para a Parentalidade, temos tentado fornecer instrumentos para a parentabilidade positiva, com respostas vocacionadas para o apoio especializado à família”.
Por seu lado, Frederico Amaro, Presidente da Comissão para a Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Póvoa de Lanhoso, expressou que “com este evento a CPCJ pretende mobilizar todos os nossos parceiros, com quem temos estado em sintonia. Nesta fase, a parceria com os Agrupamentos de Escolas da Póvoa de Lanhoso assume uma maior relevância, pois é com e para as crianças e jovens, em contexto escolar, que melhor conseguimos sensibilizar para este tema. No decorrer do mês de Abril, os alunos vão trabalhar as questões da prevenção dos maus tratos – quer numa perspetiva lúdica, quer com maior seriedade nas aulas de cidadania. Também através da proposta, mais direcionada para jovens, em que se poderão associar a esta campanha com uma selfie. No final do mês será “desenhado” um laço humano dentro da iniciativa de âmbito nacional à qual aderem todos os concelhos, em dia e local ainda a definir.”