Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso reconhecido pelas boas práticas na promoção dos direitos de crianças e jovens
publicado a 12 de fevereiro de 2026

Aproveitando o intervalo da chuva, rodeados de estudantes, pessoal docente e não docente e técnicos do Município, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, e a Vereadora da Educação, Fátima Moreira, participaram na cerimónia de Hastear da Bandeira Selo Protetor 2025-2027 e de Colocação do Selo do Programa Escolas pelos Direitos da Criança 2024/2025, que decorreu, na manhã de 12 de fevereiro, na Escola Secundária, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso. No período da tarde, a Bandeira Selo Protetor 2025-2027 foi hasteada na Escola Básica do Ave do mesmo Agrupamento.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal deixou uma palavra de reconhecimento pelo trabalho que tem sido feito neste Agrupamento e nesta Escola. “Temos mais uma razão, hoje, para estar orgulhosos desta Escola e do trabalho que é desenvolvido na escola pública. em Portugal. Esta é o exemplo de uma Escola que presta um serviço importante aos jovens, aos adolescentes, e que tem vindo, ao longo dos anos, a formar adultos que depois têm desempenhado bem o seu papel na comunidade”, referiu Frederico Castro, destacando a tranquilidade que também sentem os pais ao deixarem os mais novos numa Escola como assim. “Parabéns a toda a comunidade escolar!”, finalizou o autarca Povoense.

Destacando que “nada disto seria possível sem o empenho diário de toda a comunidade educativa”, o Diretor do Agrupamento, Ângelo Dias, concluiu que “este reconhecimento é, verdadeiramente, de todos e para todos”, de entre outras considerações. “Hoje, vestidos de vermelho, reafirmamos que o respeito não é apenas uma palavra, é uma prática diária. Está na forma como escutamos, como intervimos, como prevenimos e como cuidamos”, enfatizou.

A Vereadora da Educação, Fátima Moreira, desejou que estas distinções sejam um incentivo, assegurando que “a Câmara Municipal estará cá sempre ao vosso lado nesta ambição grande que têm de fazer melhor todos os dias, pela Educação, pelas nossas crianças e pelos nossos jovens”. A cerimónia contou ainda com as presenças, de entre outras, da Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens local, Sílvia Oliveira. “Obrigada por terem aceitado o nosso desafio de ser uma Escola com o Selo Protetor e de continuar a garantir os direitos das crianças como tão bem o fazem”, referiu.

Este Agrupamento foi distinguido com o Selo do Programa Escola pelos Direitos da Criança, um reconhecimento atribuído pela UNICEF Portugal, que valoriza o trabalho consistente e dedicado desenvolvido ao longo do último ano letivo na promoção dos Direitos da Criança e na construção de ambientes educativos seguros, inclusivos e participativos.

Passa agora a integrar uma rede nacional de 127 Agrupamentos de Escolas pelos Direitos da Criança, num programa em que 97% das escolas referem um maior conhecimento sobre os direitos das crianças; e 92% reportam impactos positivos nas competências sociais e emocionais, na empatia, na cooperação e na gestão emocional.

A distinção com o Selo Protetor 2025-2027, atribuído pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, reconhece o trabalho desenvolvido na prevenção de situações de risco, na identificação precoce de sinais de perigo e na consolidação de uma cultura organizacional orientada para a proteção e o bem-estar. Apenas 47 entidades que trabalham com crianças e jovens foram distinguidas com este galardão.