A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu a visita dos/das alunos/as das turmas do 9.º ano das Escolas Básicas de Taíde e Gonçalo Sampaio e das turmas do 12.º ano do ensino regular da Escola Secundária ao Pólo de Guimarães da Universidade do Minho.
Esta iniciativa, que a autarquia apoiou com o transporte, teve como objetivo mostrar aos/às alunos/as a UMinho, numa perspetiva integral, e dar-lhes a oportunidade de conhecer a diversidade da oferta educativa que ali existe.
Foram 324 os/as estudantes, que, acompanhados por 20 docentes, participaram na ação UPA - Universidade de Portas Abertas 2023 e estiveram em contacto com o ambiente e a vivência académica, numa das mais reputadas universidades do país.
A atividade, que decorreu na passada sexta-feira, 31 de Março, foi promovida em colaboração com os Agrupamentos de Escolas do concelho, designadamente, no que respeita ao trabalho no domínio da Intervenção vocacional. Além de poderem conhecer as ofertas de cursos, os/as estudantes tiveram oportunidade de fazer perguntas e esclarecer dúvidas; observar e participar na realização de experiências e interagir com investigadores das diferentes áreas científicas. Alguns dos/as alunos/as já decidiram quais as suas preferências, mas, no entanto, outros há que não tomaram ainda decisão nenhuma e referiram, por exemplo, que “…têm esperança que as informações recolhidas durante este dia lhe tragam algumas respostas…”
“Conhecer a diversidade de áreas de formação e cursos pelos quais podem enveredar é o propósito desta iniciativa, crucial para que possam refletir naquilo que a universidade tem para vos oferecer. As escolhas e decisões que tomarem irão influenciar as possíveis saídas profissionais. É para vos ajudar nessa tomada de decisão, que é muito importante para o vosso futuro, para o vosso futuro profissional e para as vossas vidas, para poderem ser adultos e profissionais felizes, que apoiamos estas iniciativas”, foram as palavras que o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, deixou na mensagem transmitida aos/às estudantes.
Recentemente, o executivo atribuiu Bolsas de Estudo a 229 estudantes dos Ensinos Secundário e Superior, fazendo esta medida parte de um conjunto de ações que têm como objetivo contribuir para que os/as estudantes povoenses prossigam o seu percurso académico, e com esta visita, possam tomar decisões mais informadas e realistas, promovendo, assim, a sua melhor futura integração escolar e profissional.