Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Apresentado o novo livro da Poetisa de Arosa
publicado a 6 de maio de 2022

Decorreu ontem, no auditório do Centro Interpretativo Maria da Fonte (CIMF), a apresentação do livro “Esvoaçam sentimentos dispersos … e fluem secretos desejos” de Maria Amélia Fernandes, conhecida como “Poetisa de Arosa”. A sua apresentação esteve a cargo do Prof. Doutor Carlos Monteiro e a ilustração da capa deste novo livro é da autoria do artista povoense Domingos Silva. Contando com a presença de inúmeros familiares e amigos, dos Presidentes das Juntas de Freguesia de Taíde e de Travassos e do Provedor do Idoso esta sessão que foi muito participada, teve ainda momentos musicais que dignificaram o momento.

Na apresentação desta obra estiveram presentes o Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, Professor Doutor António Queirós e a Vereadora da Cultura, Fátima Moreira, que deu os parabéns à autora pelo seu 20.º livro e referiu que “o seu percurso, longo e brilhante, era inspirador, sendo muitas vezes dado como exemplo de coragem e resiliência para gerações mais jovens”.

Acrescentou ainda a responsável pelo Pelouro da Cultura povoense que “é com satisfação que vejo, depois da pandemia, que começam a aparecer obras e evidências até, muitas vezes, resultado do trabalho que foi feito nesse período e que agora é visível e é possível apresentar. O Município está disponível para apoiar e incentivar, na medida das possibilidades, todos os autores povoenses. Em termos de estratégia para a Cultura temos um projeto em curso que ficará pronto no próximo ano, que é o edifício contíguo a este e que será a Casa do Livro. Este novo recurso vai permitir dar um novo impulso àquelas que são as estratégias traçadas para a leitura, para os livros, para a literacia. Estão a ser preparadas novas estratégias que serão ancoradas no planeamento e na construção, em conjunto com todos os interlocutores, gerando na Póvoa de Lanhoso uma marca diferenciada, também a este nível.”

________________________________________
Maria Amélia Fernandes é natural de Arosa, Guimarães, mas reside em Taíde, na Póvoa de Lanhoso há largos anos.
É licenciada em Estudos Artísticos e Culturais pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Braga e participou em diversas antologias. É ainda Membro Honorário do Círculo Literário da Galeria de Arte Pop Cave de Barcelos, sendo ainda detentora de ouros prémios e distinções.
A partir da publicação do seu primeiro livro “Ondas de Palavras” em 1985, que ficou conhecida como “Poetisa de Arosa” e, desde então, a autora já publicou inúmeros livros, destacando-se “Ventos Perdidos”, O Canto do vento”, O Silêncio das Lágrimas”, “Poemas de Amor e Sal”. A penúltima obra da autora, direcionada para o público infantil pelo qual é apaixonada, foi apresentada em 2018, tinha por título “A menina que sonhava andar a Cavalo!”