Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Aproxima-se o ponto alto do S. José na Póvoa de Lanhoso
publicado a 15 de maro de 2018

Aproxima-se o principal fim de semana das Festas de S. José na Póvoa de Lanhoso, festividades concelhias que são um importante momento cultural, religioso e económico para a esta comunidade. A organização engloba a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assim como diversas entidades locais, como Juntas de Freguesia, paróquias, coletividades e empresas.

Esta sexta-feira, dia 16 de março, o destaque vai para a Noite da Juventude, pelas 21h30, na Praça Eng. Armando Rodrigues. HMB, Eazy, Ian Meerut e Meninos de Coro são as apostas para esta primeira noitada das festividades. A entrada é gratuita e as atuações decorrem em recinto coberto.

O Mundo da Sara é a aposta para a tarde de sábado, dia 17 de março. Com entrada gratuita e realizando-se em recinto coberto, este espetáculo infantil promete trazer muitas famílias às Festas de S. José. O início está marcado para as 15h00. A noite de folclore, a partir das 21h30, também promete ser do agrado de muitos. Participam três grupos da Póvoa de Lanhoso: o Rancho Folclórico de Santa Maria da Verim, o Rancho Folclórico Maria da Fonte de Fontarcada e o Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso. O palco está na Praça Eng. Armando Rodrigues.

A grande atração da noite de sábado, a principal noitada das Festas de S. José, é o conhecido artista José Cid, apreciado por gerações de várias idades. Mas a animação começa antes, pelas 21h30, com o Tributo a António Variações. Esta é a chamada noite solidária, pois realiza-se a favor da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, com sede na Póvoa de Lanhoso. A IX Concentração/Exposição de Motas Clássicas (Paços do Concelho, a partir das 9h00), o Passeio de BTT – Trilhos de S. José (saída às 9h30 da Avenida 25 de Abril), o IV Encontro de Carochas (sai da Avenida 25 de Abril às 9h30) e o Encontro de Concertinas (com início às 14h00, no Parque do Pontido) são igualmente propostas para o domingo, 18 de março, que encerra com fogo-de-artifício, de junto aos Paços do Concelho.

O principal dia das Festividades Concelhias é o 19 de março, dia de S. José e feriado municipal.

O Hastear da Bandeira com autoridades civis, religiosas e militares está marcado para as 9h30, nos Paços do Concelho, e a Missa Solene de S. José acontece, como sempre, às 11h00, na Igreja Matriz. De manhã, a vila sede de concelho promete acordar com animação e azáfama da salva de morteiros (8h00), da Feira Franca de S. José (9h00), da banda de música de Calvos (dá entrada às 9h15) e do Concurso Pecuário (no Pontido, às 10h00).

De tarde, a procissão em Honra de S. José é o destaque, percorrendo majestosamente as principais ruas da vila. A saída é pelas 16h00. O programa prevê ainda a entrada da banda de música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso (13h45), o concerto de Música Filarmónica (14h00, Paços do Concelho) com as atuações da banda de música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e da banda musical de Calvos, a entrada da fanfarra do CNE de Fontarcada no recinto das festas (pelas 15h30) e a atuação dos Akisom (18h00, Praça Eng. Armando Rodrigues). A sessão de fogo de encerramento das Festas em Honra de S. José 2018 está marcada para as 21h00.

De salientar que de 16 a 19 de março, está a decorrer o fim de semana gastronómico de promoção do Cabrito à S. José e das Rochas do Pilar, em cerca de 30 estabelecimentos de restauração e alojamento aderentes. No mesmo período, a Praça Eng. Armando Rodrigues também acolhe uma Mostra de Artesanato e Produtos Regionais, que vale a pena visitar.