Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Ara Romana de Calvos e Presbiter de S. João de Rei incluídos no Suplemento da Revista “Conímbriga”
publicado a 19 de maio de 2025

Estas duas importantes peças, a Ara Romana de Calvos e o Presbiter de S. João de Rei foram alvo de estudos pelo Professor Catedrático José d`Encarnação, da Universidade de Coimbra.

Este estudioso solicitou, em tempos, registos destes dois elementos pétreos - a ara romana de Calvos e o bloco granítico que tem uma inscrição em latim – que foram fornecidos pelo Município, através do Gabinete de Arqueologia.

Com a ajuda das informações e das fotografias remetidas, foi possível a produção de apontamentos que foram incluídos no Ficheiro Epígrafo n.º 275, suplemento da Revista “Conímbriga”, uma publicação da especialidade, pelo Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coube ao Arqueólogo do Município, Orlando Fernandes, assinar dois artigos, juntamente com o Professor José d`Encarnação, nos quais são pormenorizadas as peças e a sua localização, enriquecendo assim aquela prestigiada publicação.

Ficam agora disponíveis informações muito importantes e que podem ser um valioso contributo para quem estiver, ou possa vir a desenvolver algum estudo arqueológico e/ou para consulta dos/das apreciadores/as destas temáticas.

“Presbiter” de S. João de Rei - trata-se de um bloco prismático, de granito rosado, maltratado na sua parte direita, sem vestígios de qualquer moldura, o que indicia ter sido pensado para ser incrustado num edifício, o que também se deduz do escrito. (…) Não dispomos de elementos passíveis de atribuir uma datação ao fragmento, que, não sendo da época romana, terá decerto figurado em templo, porventura medieval. (*)

Ara a Júpiter, de Calvos - Ara descoberta no decorrer das obras no altar da igreja de Calvos, zona que pertenceu, no tempo dos Romanos, ao Conventus Bracaraugustanus. (…) Poder-se-á, ainda, levantar a hipótese de se estar perante obra posterior à época romana, saída da iniciativa de alguém que, minimamente conhecedor de altares dedicados a Júpiter…(*)

(*) Informações colhidas na referida publicação