Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

“As leituras encendas são um projeto com perfil pedagógico que professores e alunos valorizam e elogiam”
publicado a 5 de março de 2025

As leituras encenadas continuam périplo pelas escolas  

“Menino de todas as cores”, de Luísa Ducla Soares, foi a história escolhida para contar, no decorrer da passada semana, aos/às alunas do 2.º ano do 1.º ciclo dos dois Agrupamentos da Póvoa de Lanhoso. A equipa das leituras encendas desloca-se a todas os estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo e apresenta esta fábula a 192 crianças que frequentam o 2.º ano. Esta é a história de um “menino branco, que começa a ver o mundo com outros olhos, onde todos são diferentes, mas todos são iguais”.

Esta obra, trabalhada de modo animado mas pedagógico, faz parte do Plano Nacional de Leitura e insere-se nesta iniciativa que os Serviços da Cultura do Município, a partir da Casa do Livro- Biblioteca Municipal da rede Pública, promovem, em parceria com a Rede de Bibliotecas da Póvoa de Lanhoso (RBPL).

Os/as professores/as bibliotecários/as são unânimes na opinião que este é um excelente projeto e que é uma iniciativa de grande valor para os/as alunos/as, que reagem de maneira muito animada quando recebem a visita das contadoras de histórias. Os temas abordados nas histórias que estes responsáveis escolhem no início de cada ano letivo são mais uma ferramenta de trabalho para as aulas em que os/as professores/as titulares conseguem fazer uma abordagem mais interessante e cativante, com o adequado enquadramento pedagógico. “É sem dúvida uma iniciativa que nós valorizamos e que deve ser continuada. A cada ano letivo há cada vez maior envolvência quer de professores, quer de alunos, que aguardam estas visitas com expetativa”.

As leituras encenadas, que contribuem para o enriquecimento dos currículos de cada ano de escolaridade, vão abranger a totalidade dos cerca de 1018 alunos/as dos estabelecimentos de ensino povoenses.

Levar o teatro às escolas, promover o gosto e o hábito da leitura, estimular a imaginação e criatividade são alguns dos objetivos que reforçam esta iniciativa, promovida pelo executivo em estreita colaboração com os Agrupamentos de Escolas.