Tendo em conta a proximidade e o conhecimento aprofundado que têm do seu território e dos seus agentes educativos, os Municípios desempenham um papel cada vez mais relevante na área da Educação/Formação.
A estratégia educativa do Município da Póvoa de Lanhoso, os seus projetos e medidas de animação fazem da Educação uma das áreas prioritárias ao nível da intervenção deste executivo.
Trabalhando em rede, quer intra quer inter organizacional, o município procura responder aos diversos desafios que surgem, tanto ao nível macro, na requalificação de equipamentos escolares, como ao nível micro com a dinamização de iniciativas e pequenos projetos, como sendo, ações de informação e sensibilização para o ambiente, desporto, o património, os direitos das crianças.
Todos os anos a Divisão de Educação procura organizar momentos de reflexão conjunta, é exemplo máximo disso a promoção da Semana da Educação, cujo programa é desenhado em sede do Conselho Municipal de Educação, devidamente articulado e desenvolvido em parceria com os Agrupamentos de Escolas e restantes parceiros. Verifica-se total apoio aos agrupamentos de escolas na concretização de comemorações como o Dia da Criança, da Dança e do Teatro, tão importante para o desenvolvimento equilibrado e feliz das nossas crianças.
Ao nível do Deporto, desde tenra idade, que tentamos incutir hábitos saudáveis nos meninos, sendo a organização do Festival de Natação para os jardins-de-infância, um feliz exemplo desse trabalho. Este festival realiza-se no final de cada ano letivo, para que os pais e encarregados de educação possam acompanhar a evolução dos seus educando, que ao longo do ano letivo frequentam a piscina municipal.
Com vista a facilitar a integração dos alunos na transição da Educação Pré-Escolar para o 1º Ciclo e do 1º Ciclo para o 2º Ciclo do Ensino Básico criou-se o Projeto Integrar. Pretende-se com este projeto que os alunos se desloquem aos novos ambientes educativos que vão frequentar e interajam de forma autónoma tanto com o meio como com a comunidade envolvente, desenvolvendo, para isso um conjunto de atividades.
Ao nível Ambiental são inúmeras as atividades realizadas com e para as escolas, no Centro Interpretativo do Carvalho de Calvos ou nos próprios estabelecimentos escolares. Estas atividades vão para além da comemoração temática de datas, como o Dia da Árvore, da Floresta Autóctone, Dia da Água ou do Ambiente. São realizados, ao longo do ano, vários ateliês, diversas experiências, apoio aos Clubes da Floresta e às Eco-Escolas bem como, a dinamização de atividades de acordo com as necessidades manifestadas pelos Agrupamentos de Escola, que passam pela Reflorestação, pela poda, limpeza de ribeiros, diminuição da fatura energética, visita de estudo, privilegiando o Património Local.
No âmbito do Erasmus + que é um programa da UE para a educação, juventude e desporto o município presta apoio aos Agrupamentos de Escolas e à Escola Profissional do Alto AVE (EPAVE) para que tenham a possibilidade de se desenvolverem e partilharem conhecimentos e experiências em diversos países. Este programa tem como objetivo contribuir para a estratégia 2020 para o crescimento, o emprego, e a equidade e inclusão social, bem como para o quadro estratégico da UE em matéria de educação formação.