Na Reunião de Câmara Ordinária que decorreu nos Paços do Concelho, na passada terça-feira, dia 2 de Abril, foram discutidos os vários pontos da agenda, todos eles aprovados por unanimidade, sendo de destacar a proposta do responsável do executivo povoense, Frederico Castro, referente à Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.
A proposta, que será posteriormente remetida à Assembleia Municipal, consiste na aprovação de projeto e abertura de procedimento tendo por objeto a abertura de um concurso limitado com prévia qualificação com publicidade internacional para a realização de empreitada de “Requalificação da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso”.
O valor para a realização desta empreitada, no âmbito do PRR, foi garantido pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa que, na visita efetuada em Julho, anunciou a elegibilidade desta escola para a beneficiação, que apesar de não constar da lista da Associação Nacional de Municípios (ANMP), teve sinalização prioritária.
O Concurso será lançado após aprovação do projeto referente a esta obra de grande envergadura, que segue os trâmites normais para a sua execução, cujo prazo previsto é de 20 meses após a data do seu início.
As inúmeras lacunas existentes naquele estabelecimento, que conta já com 30 anos de existência, incluem problemas em toda a infraestrutura, essencialmente de ordem, elétrica, térmica, redes de águas residuais, entre outras.
As condições de funcionamento têm sido garantidas pela Câmara Municipal, que tem acudido às situações identificadas pelo responsável daquele estabelecimento de ensino, Prof. Ângelo Dias.
O executivo povoense acredita, por isso, que a curto prazo estejam asseguradas as premissas para a execução desta obra que será da maior valia para os/as alunos/as povoenses, bem como para toda a comunidade escolar, incrementando a qualidade das condições de ensino no concelho da Póvoa de Lanhoso.