A Internacionalização foi o tema escolhido para debater na reunião Breakfast de Cooperação Empresarial, que teve lugar dia 12 de novembro, na Sala de Interpretação de Filigrana – Casa da Botica, na Póvoa de Lanhoso.
“É fundamental a promoção destes debates nos municípios uma vez que promovem a qualificação dos participantes, facilitam o networking e permitem-nos dar a conhecer aquilo que nos diferencia do restante território”, refere a Vice-Presidente e Vereadora responsável pelo Pelouro do Desenvolvimento Económico, Gabriela Fonseca.
Na reunião estiveram cerca de 22 participantes de diferentes empresas e entidades dos diversos municípios do Ave, que se juntaram à mesa para partilharem as suas experiências sobre o processo de internacionalização dos seus negócios, sob orientação do empresário convidado, Eugénio Monteiro, e do consultor, Filipe Castro.
No decorrer da sessão, foram destacados alguns dos fatores que devem estar na base da definição da estratégia de exportação dos produtos. Para muitos empresários, a exportação acaba por ser uma resposta óbvia para os desafios que atualmente se apresentam nos mercados nacionais. No entanto, é necessidade realizar-se um diagnóstico do negócio nas suas diferentes especificidades, para reduzir o risco na tomada de decisões que venham a comprometer as empresas.
No final da reunião, realizou-se uma visita à empresa Inês Barbosa – Ourivesaria de Portugal, que permitiu a partilha de uma das artes mais nobres do concelho Povoense, a produção de peças em filigrana.
Esta ação inseriu-se no âmbito do projeto IN.AVE 2020 – Qualifica PME, que é promovida pela Comunidade Intermunicipal do Ave, de que faz parte a Póvoa de Lanhoso.
Para o dia 19 de dezembro, está marcada outra reunião Breakfast de Cooperação Empresarial da região do Ave, no âmbito da mesma ação 4.1 do Projeto IN.AVE 2020 – Qualifica PME, dessa vez, na empresa Luxury Clovers, Lda. (de fabrico de casas modulares), instalada no Parque Industrial de Mirão, na Póvoa de Lanhoso.