A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, presidida por Frederico Castro, aprovou a contratualização de três empréstimos, que perfazem um valor total de até 1.877.500 euros, o qual irá permitir realizar investimentos tendentes à requalificação de diversas infraestruturas municipais, à ampliação da rede de saneamento (1ª fase) e à requalificação de arruamentos um pouco por todo o concelho.
A aprovação da contratualização destes três empréstimos (todos de médio e longo prazo) e dos respetivos compromissos plurianuais decorreu em sede de reunião de Câmara, no dia 27 de junho, nos Paços do Concelho.
No Período da Ordem do Dia, foi ainda aprovada a proposta para remessa à Assembleia Municipal para aprovação da autorização para a assunção do compromisso plurianual até ao montante máximo de 200.000 euros para aquisição, à Infraestruturas de Portugal, de uma parcela de terreno junto à rotunda de intersecção da Estrada Nacional (EN) 103 com a EN 205, na Rua do Senhor do Socorro, na freguesia de Geraz do Minho. Recorde-se que é nas imediações da chamada “Rotunda do Ouro” o local escolhido para a implementação do Centro de Interpretação do Território, um projeto com abrangência supramunicipal. A integração de um troço de estrada da antiga EN 103, numa extensão de 0,330 km), na rede viária do Município, foi também um dos pontos aprovados, juntamente com a minuta do acordo de mutação dominial, documentos que serão analisados pela Assembleia Municipal, deliberando sobre a afetação do referido troço da antiga EN 103 no domínio público municipal.
De entre outras deliberações (a Ordem do Dia englobou 20 pontos), a referida reunião de Câmara também ficou marcada pela aprovação da atribuição de um subsídio de 29.680 euros, à Junta de Freguesia de Monsul. Este valor destina-se à execução da obra de ampliação do cemitério daquela freguesia, depois de Câmara Municipal e Junta de Freguesia terem chegado a uma base de entendimento para a concretização deste melhoramento.
Por fim, é de salientar que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso também ficou inteirada a respeito do Relatório Semestral do Revisor Oficial de Contas, inerente ao 2º semestre de 2022, tratando-se este de um documento que também será remetido à Assembleia Municipal.