A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai abrir um período de consulta pública ao mercado para aquisição de imóveis destinados a habitação, já a partir da próxima segunda-feira, 24 de Julho.
A autarquia pretende, com esta auscultação ao mercado imobiliário do concelho ficar a saber quais as habitações existentes que reúnem condições de habitabilidade adequadas, independentemente de se encontrarem prontas a habitar ou carecerem de obras de reabilitação.
O objetivo é, posteriormente, adquirir as habitações que cumpram os requisitos e, de acordo com a Estratégia Local de Habitação, atribuí-las a famílias carenciadas, já identificadas neste documento.
A Estratégia Local de Habitação foi apresentada no passado dia 8 de Maio, em sessão decorrida no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que contou com a presença de Presidentes de Junta e de Uniões de Freguesia. Neste documento, elaborado com os contributos de vários parceiros sociais, designadamente do CLAS e que foi aprovado em Assembleia Municipal de 28 de Fevereiro de 2022, estão identificadas as famílias povoenses carenciadas que reúnem condições para ser abrangidas por este plano de cariz social.
O financiamento desta medida está previsto no acordo de colaboração que o Município da Póvoa de Lanhoso celebrou com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. e enquadra-se na Estratégia Local de Habitação (ELH), no âmbito do Programa "1.º Direito", do Investimento RE-C02-i01 - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).
O investimento total deverá ser superior a 15 milhões de euros, pretendendo o executivo povoense, com esta medida, criar e reforçar condições de modo a garantir a todos e a todas o acesso a uma habitação digna e adequada.