A Vice-Presidente e Vereadora da Cultura, Fátima Moreira, esteve presente no primeiro ensaio do Grupo de Cantares do Cancioneiro Minhoto. Este primeiro encontro reuniu um numeroso grupo de participantes que incluiu utentes da rede dos Centros de Convívio da Póvoa de Lanhoso, bem como outros/outras interessados/as em fazer parte deste projeto.
Tendo por base as canções publicadas no “Cancioneiro Minhoto” pelo Gonçalo Sampaio, reconhecido folclorista e estudioso musical, em especial da Música Regional Portuguesa, a criação deste grupo pretende recuperar estas tradições musicais, que tão bem identificam as raízes culturais da Póvoa de Lanhoso.
A divulgação e valorização deste legado, ao mesmo tempo que se quer atrair para este grupo os/as utentes dos Centros de Convívio, oferecendo-lhes mais uma atividade em que se podem envolver, são o mote para a criação deste grupo, cujos ensaios vão decorrer todas as segundas-feiras, pelas 17 horas no Salão Paroquial da Póvoa de Lanhoso. Fátima Moreira, responsável pelo Pelouro da Cultura, quer envolver toda a comunidade e deixar o convite a todos/as para aparecerem e darem o seu contributo.
Este projeto está inserido no POVOAR.TE, que é um dos resultados do CULTURA.IN, numa tentativa de reforçar a visibilidade dos elementos mais identitários do território povoense. Tendo já sido o foco dado dado à Maria da Fonte, este ano é a vez do Castelo de Lanhoso e, nos próximos anos, serão a Filigrana e o Gonçalo Sampaio.
Gonçalo Sampaio, nasceu em Calvos, Póvoa de Lanhoso, a 29 de Março de 1865 e destacou-se, não só pela sua paixão pela botânica, mas também pelo seu amor à música popular e ao folclore. O seu contributo foi valioso para o conhecimento do folclore português, tendo recolhido e compilado a letra e a notação musical de mais de 200 canções populares do Minho.
“…A Gonçalo Sampaio não interessam as canções alindadas, mas tão somente as que são verdadeiramente populares, tradicionais, em risco eminente de se perderem (...)”Tal como é do conhecimento geral, a exigência era uma das caraterísticas que melhor o definia, e também nessa tarefa Gonçalo Sampaio foi extremamente rigoroso, procurando recolher e registar as canções originais, mantendo-se fiel à sua proveniência, tendo o seu papel sido importantíssimo para a etnografia do Baixo Minho e para memória futura deste legado.