Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Câmara Municipal analisa com a Braval problema dos maus cheiros
publicado a 23 de abril de 2024

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, reuniu com o Presidente do Conselho de Administração da Braval, Rui Morais, e com o Diretor-Geral, Pedro Machado, para debater os constrangimentos decorrentes da intensificação dos maus cheiros provenientes do aterro, localizado na Serra do Carvalho, e que tem suscitado queixas por parte das populações do concelho.

Nesta reunião, realizada no dia 17 de abril, nos Paços do Concelho, também participaram, a convite da Câmara Municipal, o Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós, e elementos da GNR, nomeadamente o Comandante de Destacamento Territorial, Adelino Silva, bem como, por parte do SEPNA - Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, Filipe Amado e Luís Teixeira.

Desta reunião, resultou o compromisso, sintetizado pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, de que se trabalhe com base em dois cenários. O primeiro, diz respeito à execução de um novo alvéolo, sendo que a expectativa é de que todo o processo esteja concluído no final deste ano e de que esta seja a solução mais eficaz para mitigar odores. O segundo cenário diz respeito à preparação, por parte da Braval, de um Plano de Contingência a ser implementado como resposta a eventos extraordinários de foro meteorológico, para que situações como as registadas no passado recente não venham a repetir-se com similares consequências.

De lembrar que, neste último inverno, a situação de maus odores foi sentida com mais intensidade, suscitando queixas das populações junto do Município. De acordo com os responsáveis da Braval, esta situação prendeu-se, sobretudo, com fenómenos pontuais decorrentes das alterações climáticas, que trazem desafios de adaptação àquela entidade.

Através desta reunião, o Presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso também procurou transmitir serenidade à população e garantir que o Município, assim como as entidades ali representadas, estão em sintonia quanto à existência de problemas e quanto à necessidade de trabalhar para encontrar soluções para os mesmos. “Todos queremos ter os habitantes do nosso concelho satisfeitos, neste e noutros temas”, concluiu o autarca Povoense, Frederico Castro.