Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apoia coletividades
publicado a 2 de abril de 2019

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso aprovou a atribuição de mais de 96 mil euros em subsídios a entidades ligadas ao associativismo e ao desporto.

No âmbito dos subsídios anuais, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários irá receber 37.000 euros e a Cruz Vermelha – delegação da Póvoa de Lanhoso 2.000 euros. Já o Grupo Desportivo da Goma irá receber um subsídio de 4.000 euros (contrato-programa) e a Associação Eventos Tesouros do Ave Desportivos um subsídio no valor de 2.000 euros (contrato-programa). O Corpo Nacional de Escutas – CNE – escutismo católico Português irá receber 1.900 euros e o Clube de Caçadores da Póvoa de Lanhoso será apoiado com um subsídio ordinário de 1.500 euros (contrato-programa). A Associação Cultural e Recreativa dos 25 de Março de Quintela receberá um apoio no valor de 1.000 euros e o Vespa Club da Póvoa de Lanhoso irá receber um subsídio no valor de 500 euros (contrato-programa).

O apoio às Bandas Musicais de Calvos e dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, atribuído anualmente, é no valor total de 24.000 euros (12.000 euros para cada uma), e atende a que entre a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e as Bandas de Música são também estabelecidos, anualmente, protocolos de cooperação e colaboração no desempenho e desenvolvimento das diferentes valias e tradições culturais, dos quais resulta a oferta de quatro concertos por cada uma das Bandas Musicais, sendo dois desses concertos numa vertente mais pedagógica.

O apoio aos grupos folclóricos é no valor total de 9.900 euros. De lembrar que os Ranchos Folclóricos concelhios (Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso, Rancho Folclórico Maria da Fonte - Fontarcada, Centro Social de Garfe - valência do Rancho Folclórico, Rancho Folclórico de Porto d’Ave-Taíde, Rancho Folclórico de Santa Maria de Verim e Rancho Folclórico de S. Julião de Covelas) recebem anualmente da Câmara Municipal um subsídio de 1.400 euros. O Rancho Folclórico de Verim irá ainda receber um subsídio extraordinário no valor de 1.500 euros no âmbito da deslocação a Bordéus, para atuação junto da comunidade emigrante.

A estes apoios, acresce um valor de 12 mil e 500 euros, no âmbito de contrato-programa relativo à colaboração entre o município da Póvoa de Lanhoso, o município de Gondomar, o Boavista Ciclismo Clube e a Federação Portuguesa de Ciclismo, com vista à realização da prova Clássica “Rota da Filigrana” e do “Granfondo Rota da Filigrana”.

Esta e outras deliberações decorreram da reunião de Câmara realizada no passado dia 20 de março de 2019.