A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso aprovou a atribuição de um valor total na ordem dos 16 mil euros, para apoiar as Juntas de Freguesia na dinamização dos Centros de Convívio.
Estes protocolos de colaboração, ao abrigo do Regulamento Municipal Câmara Amiga das Freguesias, serão celebrados entre a Autarquia e 10 Juntas de Freguesia/Uniões de Freguesia: Ferreiros; Galegos; Póvoa de Lanhoso; Rendufinho; São João de Rei; Travassos; Vilela; Esperança e Brunhais; Fontarcada e Oliveira; e Verim, Friande e Ajude.
A celebração destes protocolos foi um dos pontos aprovados na mais recente reunião de Câmara, realizada no dia 31 de janeiro.
A Câmara Municipal prevê alargar a Rede dos Centros de Convívio, sendo que, durante o mês de fevereiro, entrará em funcionamento o Centro de Convívio na freguesia de Lanhoso. Também estão previstas novas respostas, em outras freguesias, a curto prazo.
Neste momento, já são cerca de 160 as pessoas de maior idade das várias freguesias que participam ativamente nas diversas dinâmicas regulares dos Centros de Convívio: manualidades, estimulação cognitiva, ginástica geriátrica, dança e movimento, música, hidroginástica e sensibilização, por exemplo, para a saúde e a segurança. Esta população participa ainda nas várias atividades propostas pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e, recentemente, o grupo esteve nos Paços do Concelho, cantando os Reis.
Os Centros de Convívio são uma resposta social municipal, dinamizada em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia/Uniões de Freguesia, que tem por objetivos prevenir a solidão e o isolamento; incentivar a participação e potenciar a inclusão social; fomentar as relações interpessoais e intergeracionais; promover um envelhecimento saudável e contribuir para retardar ou evitar a institucionalização.