Cerca de uma centena de produtores agro-pecuários do concelho da Póvoa de Lanhoso beneficiaram da Subvenção à Campanha Sanitária Oficial de Ruminantes prestada pela Câmara Municipal, no ano de 2020.
A aprovação do Regulamento Municipal da Subvenção à Campanha Sanitária Oficial de Ruminantes representou o início de um processo de apoio à atividade agro-pecuária, tendo chegado até 96 produtores no ano passado.
Este apoio traduz no pagamento, pela Autarquia, das intervenções sanitárias a bovinos, ovinos e caprinos. Ou seja, esta subvenção contempla, anualmente, o custo inerente ao programa de erradicação e vigilância das doenças dos grandes e dos pequenos ruminantes no âmbito Programa Nacional de Saúde Animal.
O apoio financeiro aposta não só na produtividade e fixação da população, mas também na sensibilização dos produtores do concelho para o cumprimento das regras de saúde pública, de saúde animal e para as boas condições agrícolas e ambientais.
Pretende-se, desde modo, promover não só a qualidade do produto final, mas também a existência de produtores pecuários com as condições de vida e de trabalho que assegurarão a continuidade e expansão de uma atividade económica de referência no concelho da Póvoa de Lanhoso.
Por estas razões, o município da Póvoa de Lanhoso, atuando no domínio da promoção do desenvolvimento local e da melhoria das condições de vida das suas populações, implementou o já referido programa de financiamento à sanidade dos bovinos e pequenos ruminantes, visando não só, salvaguardar a saúde pública, mas também assegurar a manutenção dos inúmeros contributos que a atividade agrícola empresta ao território concelhio.