O Vereador do Pelouro do Ambiente, Paulo Gago, esteve presente, no dia 22 de Abril, no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, onde foi inaugurado um espaço museológico permanente dedicado ao tema “Minerais de Portugal”.
Esta iniciativa teve como objetivo assinalar o Dia Mundial da Terra, podendo esta mostra ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Neste espaço, poderão ser observados minerais provenientes de norte a sul de Portugal, as suas aplicações e importância no quotidiano, bem como perceber um pouco da sua preponderância na História da Humanidade e na evolução da espécie.
Estarão expostas réplicas de artefactos dos diferentes períodos históricos, sendo possível encontrar “pontas de setas e de lança” em sílex do Paleolítico, machados da Idade do Bronze e terracota Romana, entre outras peças.
Esta exposição, da autoria do engenheiro geólogo Bruno Pontes, esteve patente durante um ano no Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso, tendo agora sido substancialmente reforçada com mais amostras de minerais, artefactos e conteúdos.
O Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, local onde está também localizado o primeiro Centro Cycling do distrito, sofreu recentemente obras de requalificação, pretendendo o Município da Póvoa de Lanhoso atrair mais visitantes a este espaço, através da dinamização e da oferta de propostas que explorem temáticas ambientais.