O Presidente da Câmara Municipal , Frederico Castro, e o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso (AHBVPL), José Baptista, assinaram no passado dia 3 de Junho, o Contrato de Comodato para a cedência, a título gratuito, das instalações do “Cine-Fórum - Espaço Cultural e Recreativo da Póvoa de Lanhoso”, pelo prazo de 25 anos.
O Cine-Fórum dos Bombeiros, nome pelo qual este espaço é conhecido desde sempre pelos povoenses, fica “paredes-meias” com o “Quartel de Bombeiros” propriamente dito.
O edifício foi construído na década de 80, está localizado no centro da Vila da Póvoa de Lanhoso e comporta estes dois espaços, um com finalidade operacional e o outro com finalidade voltada para as vertentes lúdica, recreativa e cultural.
Com a degradação decorrente da utilização, da passagem dos anos e a não aposta na sua manutenção devido aos altos custos que a mesma importava a esta Associação Humanitária, que, nas palavras do seu Presidente, se centra no apoio e acolhimento à vítima, este espaço já suplicava por uma reforma há muito: “nós não temos condições financeiras para dar àquele espaço a dignidade de que ele necessita, nos dias de hoje”.
Reiterou a sua posição acrescentando que, “olhando às condições em que aquele espaço se encontra e olhando ao nosso propósito que é o socorro às pessoas, quem melhor se posiciona é o Município que está, como nós, ao lado de todos os associados e de todos os povoenses”. Este papel de gestão, de tratar, de cuidar diz mais respeito ao Município que a nós, por isso a decisão mais acertada foi ceder este espaço.” José Baptista, concluiu dizendo que este acordo vai permitir engrandecer ambas as instituições, sendo este um momento marcante que irá iniciar uma nova fase.
Nesta cerimónia, que decorreu no Salão Nobre da AHBVPVL, o Presidente da autarquia povoense referiu que esta decisão resulta de um “encontro de vontades entre ambas as instituições que vai permitir a adaptação daquelas instalações e a sua transformação num equipamento versátil, para a realização das mais variadas iniciativas”. Acrescentou ainda que “estamos a fazer um caminho para criar infraestruturas que permitam ao concelho posicionar-se em situação de igualdade com outros municípios para receber eventos de maior envergadura”.
O Município tem todo o interesse em reabilitar o espaço do “Cine-Fórum” concedendo-lhe a dignidade de um espaço cultural e recreativo que permita suprir as carências verificadas a este nível no concelho. Ficarão, no entanto, sob a alçada do Município os encargos com obras que serão realizadas no local, com vista à sua reabilitação, mantendo-se o seu propósito, enquanto equipamento cultural e recreativo, bem como despesas inerentes à utilização do espaço, designadamente, as despesas decorrentes da celebração de contratos e consumos de água, eletricidade, telecomunicações, entre outras.