Atenta ao número crescente de abandono de animais que se tem vindo a registar, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu uma reunião com representantes de autoridades e entidades locais ligadas à causa animal.
Conduzida pelo Vereador com o Pelouro da Defesa do Animal da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Paulo Gago, esta reunião contou com as presenças de elementos do Posto Territorial da GNR da Póvoa de Lanhoso e do SEPNA, dos serviços veterinários municipais e das associações CAPA – Clube de Adoção e Proteção de Animais, Bigodes D’Ouro e Patinhas da Escrava Humana.
A implementação de um plano operacional para recolha de animais feridos na via pública e a análise da continuidade da campanha de esterilização de animais também foram assuntos em cima da mesa de trabalho. Esta campanha, que teve início em maio de 2022, já levou à esterilização de 187 animais (cães e gatos).
Nesta reunião, como resposta à situação problemática dos animais errantes, ficou ainda decidida a realização de uma ação de fiscalização da identificação eletrónica de canídeos, no sentido de responsabilizar os/as proprietários/as em caso de abandono.