Com o aproximar do tempo mais frio e chuvoso, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso está a dar continuidade a uma campanha de esterilização de animais de rua e domésticos.
Através desta campanha, a população em geral pode beneficiar de preços mais vantajosos para esterilizar os seus animais de companhia (cães e gatos).
As pessoas interessadas em beneficiar desta iniciativa, podem continuar a dirigir-se à respetiva Junta de Freguesia ou aos serviços veterinários municipais (localizados no edifício dos Paços do Concelho).
São diversas as vantagens de esterilizar os animais, quer para os próprios, quer para os seus proprietários. Além da questão reprodutiva, a esterilização representa benefícios para os animais e seus detentores como a diminuição da agressividade (principalmente nos machos); a supressão de todas as situações desagradáveis associadas ao comportamento sexual e expressão do cio, como fugas ou ninhadas indesejadas; e a eliminação ou redução da incidência de diversas infeções ou doenças associadas ao trato reprodutivo, o que pode proporcionar uma vida mais longa e saudável para o animal.
A esterilização (ou castração) consiste na remoção cirúrgica dos órgãos com funções reprodutoras, não provocando nenhum mal físico nem psicológico aos animais e deixa-os mais calmos, de uma forma geral. Longe de ser uma mutilação, a esterilização é a solução mais humana para o grave problema da superpopulação de animais de companhia que, todos os dias, sofrem nas ruas.
Nas fêmeas, a esterilização consiste, normalmente, na retirada do útero e dos ovários (ovário-histerectomia), o que evita que as fêmeas entrem na etapa de cio. Nos machos, o procedimento de esterilização mais comum é a retirada dos testículos (orquiectomia).