A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai investir na melhoria da rede de percursos pedestres concelhia.
Além do corte da vegetação, os quatro percursos homologados existentes vão receber intervenções que implicam o melhoramento ou correção de toda a sinalética direcional, a aplicação de novos painéis informativos, com conteúdos renovados e atualizados, e a disponibilização de toda a informação referente a cada percurso na página electrónica do município. Prevê-se que estes trabalhos estejam finalizados em abril.
Os trilhos que fazem parte da Rede de Percursos Homologados são os seguintes: Pequena Rota (PR) 1 - Maria da Fonte, PR2 - Monte do Merouço; e PR3 - Ribeiro Queimado; e a Grande Rota (GR) 117.
A Pequena Rota (PR) 1 - Maria da Fonte tem início e fim no Centro Interpretativo Maria da Fonte, atravessando a União de Freguesias de Fontarcada e Oliveira e a União de Freguesias de Calvos e Frades, num total de 12 quilómetros.
A PR2 - Monte do Merouço e a PR3 - Ribeiro Queimado arrancam na Aldeia Turística de Carreira, na freguesia de Sobradelo da Goma, e perfazem um total de 11 quilómetros.
A Grande Rota (GR) 117 une as freguesias de Covelas a Serzedelo, numa extensão de 15 quilómetros, percorrendo o antigo itinerário da Via Romana XVII, que ligava Bracara Augusta (atual cidade de Braga) a Asturica Augusta (atual cidade de Astorga).
Integrado na Rede de Percursos desde o ano de 2020, no Trilho dos Moinhos do Pontido, que permite ligação pedestre entre o Parque do Pontido (na Vila da Póvoa de Lanhoso), o Castelo de Lanhoso e o Carvalho de Calvos, também decorrerão trabalhos de limpeza de vegetação e reposição de sinalética direcional.