Iniciativa dará lugar à publicação de mais um caderno literário
Terminou no dia 22 de maio, a IV edição da Oficina de Escrita Criativa que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu durante este mês de maio.
À semelhança das anteriores, esta edição, que começou no dia 8 de maio, teve como formador o escritor José Abílio Coelho, tendo juntado Povoenses que escrevem ou que são apreciadores de literatura.
A Oficina de Escrita Criativa da Póvoa de Lanhoso, que decorreu aos sábados de manhã e que tem periodicidade anual, teve início em 2017 e permitiu, nas primeiras três edições, a publicação de outros tantos "cadernos literários", incluindo textos ficcionados da autoria das pessoas que frequentaram a formação. Dado que se têm realizado em meses diferentes, os cadernos estão intitulados como "Contos de Janeiro", "Contos de Fevereiro" e "Contos de Março". A pandemia de COVID-19 inviabilizou a edição de 2020, pelo que, este ano, a publicação vai intitular-se "Contos de Abril e Maio", estando os participantes convidados para, em vez de um conto, participarem com dois textos no caderno, que será publicado no Verão.
Pretende-se através desta Oficina familiarizar jovens e menos jovens com a escrita criativa e trazê-los ao mundo mágico da criação literária, sendo esta edição participada por jovens a partir dos 14 anos até adultos na casa dos 70 anos. Em simultâneo, é objetivo trazer para a escrita algumas pessoas que, de outra forma, dificilmente teriam oportunidade de publicar.