Cerca de 35 pessoas participaram no Workshop “Brincar”, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu na noite de 18 de janeiro, no Theatro Club. Participaram pais, mães, professores e educadores, que, de uma forma geral, se mostraram interessados em perceber se o tempo que passam com os mais jovens é de qualidade. Na mesma oportunidade, a Câmara Municipal apresentou o Gabinete da Parentalidade.
Estas são algumas respostas educativas direcionadas para pais e mães, que Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso proporciona como apoio à difícil e exigente missão de educar.
A sessão contou com a presença da Vice-Presidente e Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, que manifestou o seu agrado pela participação das famílias e que garantiu a organização de outros workshops a curto prazo que, de entre outros assuntos de interesse, se debruçarão sobre o tema do “Mindfulness para Pais”, tendo por objetivo ajudar os pais e as mães a desenvolver recursos pessoais para lidar com a tarefa permanente e constante de educar uma criança.
Outra das respostas é o Gabinete da Parentalidade, que vai funcionar junto do Gabinete de Educação, nos Paços do Concelho. “Por considerarmos que a felicidade das famílias contribui para o sucesso nas diversas áreas da nossa vida, criámos o Gabinete da Parentalidade, que pretende prestar apoio às famílias do nosso concelho, disponibilizando aconselhamento psicológico e psicopedagógico, aconselhamento familiar e parental e apoio face aos mais variados desafios que ser pai e mãe coloca, em articulação com os demais serviços da comunidade, de modo a reforçar competências, identificar recursos e encaminhar para as respostas mais adequadas”, justificou Gabriela Fonseca.
A ação de 18 de janeiro foi dinamizada por Mariana Pimentel, membro da equipa “Anos Incríveis” da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, da equipa da de Filomena Gaspar, e insere-se no projeto concelhio de educação parental, que integra o PIICIE do Ave. Promover uma relação positiva entre pais e filhos é o propósito do programa que se encontra ser aplicado nos diversos Agrupamentos de Escolas do concelho.