Numa altura do ano em que o concelho recebe a visita da comunidade emigrante, que regressa à sua terra natal para férias e em que aumenta a produção de resíduos, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai reforçar a capacidade de recolha, através do aluguer de uma viatura, pelo período de três meses. Esta medida, de carácter preventivo, já arrancou no dia 15 de junho e vai até ao dia 15 de setembro.
“Atendendo ao histórico dos últimos anos, espero que esta medida ajude a atenuar este problema”, considera o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Para Frederico Castro, se o balanço for positivo “a medida será, pelo menos, para manter”.
De lembrar que, de acordo com os serviços técnicos da Autarquia, nos anos transatos, foi identificada e evidente a falta de capacidade dos contentores face à quantidade de resíduos depositados, levantando questões quanto à segurança e saúde das populações.
Com este veículo, são três os camiões afetos à recolha de lixo, passando a haver mais uma rota, o que significa mais um dia de recolha. Este terceiro camião, em regime de aluguer, é operado pelos funcionários municipais.
Findo o período estipulado, será feita uma avaliação do processo de modo a perceber-se se esta medida e se o modelo experimentado foi suficiente para atenuar o problema da acumulação de resíduos fora dos contentores, uma situação que vem sendo registada no Verão, com os contentores existentes nas freguesias do concelho a serem pequenos para a quantidade de resíduos que é depositada dado o aumento sazonal da população.
O terceiro camião de recolha que é disponibilizado representa um reforço de 50 por cento dos veículos afetos a este serviço, exigindo um esforço financeiro considerável aos cofres da Autarquia (um valor na ordem dos 39 mil euros para estes três meses, que inclui o aluguer viatura, seguro, recursos humanos e estimativa de custo de gasóleo).